Interesse e/ou necessidade educacionais dos alunos das escolas noturnas de Araranguá/SC

Autores

  • Aline Coêlho dos Santos Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Soraia Soares da Luz Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Paulo Rômulo de Oliveira Frota Universidade do Extremo Sul Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v4e82011440-455

Palavras-chave:

Educação, Aprendizagem Significativa, Ensino Noturno

Resumo

Visto que a qualidade do ensino noturno nas escolas públicas tem deixado a desejar, e ainda preocupados com o futuro profissional e pessoal dos alunos que frequentam a escola nesse período, essa pesquisa se desenvolveu, procurando encontrar recursos e métodos educacionais que despertassem nos alunos o interesse pela escola, instigando-os para a busca de melhores escolhas para sua vida. A investigação ocorreu através de entrevistas reflexivas com professores e alunos, utilizando questionários com questões abertas.  Nossa amostra se ateve a 120 alunos representantes do ensino médio noturno e 20 professores que exercem suas funções nesse mesmo período. Ambos os grupos fizeram muitos apelos para melhoria do ensino e sugeriram temas e métodos de seu interesse, que contribuiria de forma significativa para o aumento da qualidade de ensino presente hoje nessas escolas.

Biografia do Autor

  • Aline Coêlho dos Santos, Universidade do Extremo Sul Catarinense
    Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Bolsista de Iniciação Científica e Integrante do grupos de pesquisa Produção do Conhecimento no Paradigma Histórico-Cultural/UNESC.
  • Soraia Soares da Luz, Universidade do Extremo Sul Catarinense
    Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Bolsista de Iniciação Científica e Integrante do grupos de pesquisa Produção do Conhecimento no Paradigma Histórico-Cultural/UNESC.
  • Paulo Rômulo de Oliveira Frota, Universidade do Extremo Sul Catarinense

    Doutor em Ensino de Ciências/UFSC, Professor Titular do Mestrado em Educação/UNESC. Coordenador do Grupo de pesquisa Produção do Conhecimento no Paradigma Histórico-Cultural/UNESC. Professor de Metodologia do Ensino Superior, Teoria Histórico-Cultural, Epistemologia e História da Ciência. Formação de Professores e Educação em saúde.

Downloads

Publicado

2011-12-30

Edição

Seção

Artigos