INTERAÇÃO DE BEBÊS COM LIVRO LITERÁRIO

Autores

  • Flávia Brocchetto Ramos Universidade de Caxias do Sul
  • Marcela Lais Allgayer Pinto Rede Municipal de Igrejinha
  • Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto UNESP

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v12e02018106-117

Palavras-chave:

Primeira infância, Literatura infantil, Aprendizagem, Linguagem

Resumo

A partir de pesquisa empírica com grupo de bebês com idade entre 18 e 24 meses, realizada em cidade do interior do RS, este artigo analisa a interação dos pequenos em situação de mediação de leitura, intencionalmente planejadas com o livro Eu vi!, de Fernando Vilela. O estudo busca responder a questão: Como se efetiva a interação de bebês com livros literários selecionados pelo Programa Nacional Biblioteca na Escola - PNBE a partir de vivências planejadas intencionalmente para pesquisa? A análise dos dados construídos aponta que a mediação adequada pode favorecer a aprendizagem dos pequenos no conhecimento de si e do seu entorno.

Biografia do Autor

  • Flávia Brocchetto Ramos, Universidade de Caxias do Sul
    Doutor em Letras. Docente no PPGEdu/UCS.
  • Marcela Lais Allgayer Pinto, Rede Municipal de Igrejinha

    Mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul.
    Professora na Rede Municipal de Igrejinha

  • Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto, UNESP
    Livre-docente em Leitura e Escrita pela Universidade Estadual Paulista (2016). Pós-doutorado em Leitura e Literatura Infantil pela Universidade de Passo Fundo (2015).Doutora em Educação pela Unesp (1999). Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1995). 

Downloads

Publicado

2018-10-10