O ENCONTRO INFÂNCIA E POESIA: LUDICIDADE, IMAGINAÇÃO E (CO)AUTORIA

Autores

  • Rosilene de Fátima Koscianski da Silveira Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL http://orcid.org/0000-0002-9450-7667
  • Eliane Santana Dias Debus Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Fernando José Fraga de Azevedo Universidade do Minho - UMINHO

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v12e0201826-44

Palavras-chave:

Poesia, Infância, Ludicidade, Imaginação, (Co)autoria

Resumo

A poesia nasce com o ser humano. Ou melhor, nasce quando ele começa a falar. Ela é o nosso ancestral em termos de linguagem, é intrínseca ao ser humano. Quanto mais precocemente as crianças interagem com essa forma de linguagem, maior é o grau de familiaridade e maiores são as possibilidades de constituir uma relação fecunda e prazerosa entre ambas. O presente texto objetiva, de modo geral, refletir sobre a relação infância e poesia; e, especificamente, destacar a ludicidade, a imaginação e a (co)autoria como aspectos que se sobressaem nessa relação. É parte de uma pesquisa realizada no âmbito do doutorado em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), cujo ponto de partida é a escuta sensível na pesquisa com crianças. A empiria ocorreu entre outubro de 2013 e junho de 2014, em uma escola da rede pública estadual de Criciúma- SC, Brasil, e contou com a participação de vinte crianças, oito meninos e doze meninas, com idade entre oito e doze anos. A metodologia utilizada é denominada espaços de narrativa (LEITE, 2008), procedimento caracterizado pela realização de encontros sistematizados entre observador e sujeitos, empregando estratégias de natureza etnográfica e o uso de diferentes instrumentos para captura de dados, especialmente a gravação em vídeo. A problematização e a compreensão da temática possibilita vislumbrar ações que podem promover o encontro poesia e criança e potencializar a presença do texto poético na escola, especialmente nos anos iniciais da Educação Básica.

Biografia do Autor

  • Rosilene de Fátima Koscianski da Silveira, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
    Graduada em Pedagogia pela Universidade do Contestado
    (1993). Mestre em Educação pela Universidade do
    Extremo Sul Catarinense (2008). Doutora em Educação
    pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016), com Estágio Científico Avançado no âmbito de Doutoramento em Estudos da Criança na Universidade do Minho, Braga, Portugal. Participante do Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária (Literalise/UFSC); do Grupo Internacional de Pesquisa em Políticas, Práticas e Gestão da Educação (GIPPPGE/UPE), e do Grupo de Pesquisa em Arte (GPA/Unesc). Professora  no Curso de Pedagogia, Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor) na Universidade do Sul Catarinense (Unisul), Campus Araranguá.

  • Eliane Santana Dias Debus, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

    Graduada em Letras, licenciatura Português e Inglês (1991), pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), mestra em Literatura (1996) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutora em Linguística e Letras (2001) pela Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuando no Departamento de Metodologia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. É líder do Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária – Literalise (UFSC).

  • Fernando José Fraga de Azevedo, Universidade do Minho - UMINHO

    Concluiu a Agregação - em 2012. É Professor Associado na Universidade do Minho. Publicou 54 artigos em revistas especializadas e 22 trabalhos em actas de eventos, possui 67 capítulos de livros e 35 livros publicados. Possui 43 itens de produção técnica. Participou em 25 eventos no estrangeiro e 60 em Portugal. Orientou 8 teses de doutoramento e co-orientou 4, orientou 29 dissertações de mestrado e co-orientou 4 nas áreas de Ciências da Educação, Línguas e Literaturas, Matemática e Artes. Actua na área de Humanidades com ênfase em Línguas e Literaturas. Nas suas actividades profissionais interagiu com 72 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: literatura infantil, competência literária, valores, leitura, texto literário, ensino-aprendizagem, educação, comunidades leitoras, didáctica e escola.

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Publicado

2018-10-10