A ESCUTA DAS CRIANÇAS E A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Katia Adair Agostinho Universidade Federal de Santa Catarina.

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v12e212018154-166

Palavras-chave:

Educação infantil, Formação de professores, Docência, Pesquisa com crianças, Infância

Resumo

O presente artigo discorre sobre a contribuição da escuta das crianças para pensar a especificidade da docência na Educação Infantil; visa a contribuir com o debate acerca das orientações para a formação de professores da educação da infância, qualificando a Educação Básica no Brasil. Considera-se que, ao conhecer as crianças, informamos a Educação Infantil. Assim, as importantes reflexões, que buscam captar a contribuição geracional das crianças, auxiliam na construção de uma proposta de Educação própria para as crianças pequenas, inclusiva, democrática e emancipatória. O reconhecimento da Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica traz consequências para a formação dos seus profissionais, uma vez que os conhecimentos referentes à infância ainda se encontram em processo de construção e em busca de seu espaço nos currículos dos cursos de Pedagogia.

Biografia do Autor

  • Katia Adair Agostinho, Universidade Federal de Santa Catarina.

    Professora no Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no curso de Pedagogia e Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) na linha Educação e Infância. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Primeira Infância (NUPEIN). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Etnografia e Infância/UFSC. Doutora em Estudos da Criança, na Sociologia da Infância - Universidade do Minho/Portugal, mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente em pós-doutorado na Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais – FLACSO, com o professor Carlos Skliar.

Downloads

Publicado

2018-07-31

Edição

Seção

Dossiê Temático