A ESCUTA DAS CRIANÇAS E A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.19177/prppge.v12e212018154-166Palavras-chave:
Educação infantil, Formação de professores, Docência, Pesquisa com crianças, InfânciaResumo
O presente artigo discorre sobre a contribuição da escuta das crianças para pensar a especificidade da docência na Educação Infantil; visa a contribuir com o debate acerca das orientações para a formação de professores da educação da infância, qualificando a Educação Básica no Brasil. Considera-se que, ao conhecer as crianças, informamos a Educação Infantil. Assim, as importantes reflexões, que buscam captar a contribuição geracional das crianças, auxiliam na construção de uma proposta de Educação própria para as crianças pequenas, inclusiva, democrática e emancipatória. O reconhecimento da Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica traz consequências para a formação dos seus profissionais, uma vez que os conhecimentos referentes à infância ainda se encontram em processo de construção e em busca de seu espaço nos currículos dos cursos de Pedagogia.
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