REDIMENSIONANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O FAZER DOCENTE A PARTIR DA PEDAGOGIA DA ESCUTA

Autores

  • Niqueli Streck Machado Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maria Carmen Silveira Barbosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v12e212018135-153

Palavras-chave:

Educação Infantil, Pedagogia da Escuta, Escuta das crianças, Formação de Professores, Artesania docente

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre como a escuta das crianças pode contribuir para repensar a formação inicial e continuada de professores[1] e consolidar a especificidade do fazer docente na Educação Infantil. Visando aos objetivos do estudo, adota uma metodologia interpretativa, que segue percursos próximos ao círculo hermenêutico. Compreende a docência com crianças como uma prática relacional, que se realiza desde o estar com as crianças. É, portanto, um saber que se produz em contexto e que exige que os professores aprendam a escutar as crianças para constituírem seu modo artesanal de ser docente, sua artesania docente. As conclusões mostram que compreender o que significa uma Pedagogia da Escuta é necessidade imediata no sentido de apontar proposições para a formação inicial e continuada de professores, e redimensionar o fazer docente como um compromisso fundamental para pensar uma Pedagogia da Infância.


[1] Tendo em vista a sugestão das organizadoras do Dossiê para que nos manifestássemos sobre o uso do masculino genérico no texto, consideramos que nos pareceu mais interessante usar esta estratégia gramatical de escrita que adotar o esquema binário – professor e professora ou professor/a – que determina as posições de gênero ou identidades sexuais, desconsiderando as ambiguidades de muitos daqueles que escolheram viver nas bordas, nos muros e nas fronteiras. Também, como diria Fúlvia Rosemberg, oferece mais fluência ao texto.

 

Biografia do Autor

  • Niqueli Streck Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Doutoranda em Educação na Linha Estudos sobre Infâncias, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Mestre em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2014). Graduada em Pedagogia-Supervisão escolar com habilitação em docência das Matérias Pedagógicas pela Universidade Luterana do Brasil (2007), possui Especialização em Família e proteção Social (Ulbra Cachoeira do Sul). Experiência como Pedagoga, Coordenadora de Educação Infantil, orientadora de estágios na Educação Infantil, estágio em Docência no Ensino Superior e professora visitante no curso de Especialização em Educação Infantil. Atualmente atua como professora da Educação Infantil da Escola Educar-se, desde o ano de 2015.Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos temas: infância, educação e pesquisa com crianças.
  • Maria Carmen Silveira Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983), especialista em Alfabetização em Classes Populares pelo GEEMPA (1984) e em Problemas no Desenvolvimento Infantil pelo Centro Lidia Coriat (1995), mestre em Planejamento em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Pós-doutora pela Universitat de Vic, Catalunya, Espanha (2013). Atualmente é Professora Titular na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atua como Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa: Estudos sobre as Infâncias e como Professora Colaboradora no Programa de Mestrado em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul na Linha de Pesquisa Aprendizagem, Tecnologias e Linguagens na Educação. Foi coordenadora do GT 07 - Educação de crianças de 0 a 6 anos, da Anped e participou do Comitê Científico da mesma entidade. É editora da Revista Pátio - Educação infantil e da Revista Infancialatinoamericana em colaboração com oito países. Participa como Comitê Editorial e avaliadora ad-hoc em outras revistas científicas. Atua no Grupo de Estudos em Educação Infantil e Infância - GEIN e como Líder de Pesquisa no CLIQUE - Grupo de pesquisa em linguagens, Currículo e Cotidiano de bebês e crianças pequenas. Orienta teses e dissertações nos seguintes temas: educação básica, educação infantil, infância, formação de professores, creche, pré-escola e alfabetização. Participa do Movimento Interfóruns de Educação Infantil - MIEIB e participou como consultora de Currículo da COEDI/SEB/MEC entre 2008-2016.

Downloads

Publicado

2018-07-31

Edição

Seção

Dossiê Temático