CRIANÇAS FAZENDO ARTE: processos de criação artística e formação profissional docente para a educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v12e212018235-250

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação infantil, Aprendizagem artística, Estudos da infância, Processos criativos em arte

Resumo

Aprender arte por meio de processos criativos remete diretamente às crianças pequenas, exploradoras de lugares e investigadoras de gestos, movimentos, sons, cores e suas misturas. A aprendizagem da arte na Educação Infantil é objeto deste artigo, de natureza ensaística. Aqui, o objetivo é buscar conexões entre os processos criativos em arte com crianças pequenas, considerando o papel fundamental que as professoras desempenham na promoção desta aprendizagem. Fundamentado nos diálogos entre projetos educativos em arte desenvolvidos com crianças pequenas e os estudos da infância, traz elementos que apontam caminhos possíveis para a arte na Educação Infantil. Como resultado, as professoras, em formação e no exercício docente, são conclamadas a reconfigurar suas atuações ao trabalhar em parceria com as crianças, experimentando materiais e modos de lhes dar vida em uma abordagem pedagógica centrada nos processos de criação artística.

Biografia do Autor

  • Sandra Mara da Cunha, Universidade de São Paulo

    Sandra Mara da Cunha

    Musicista e educadora. Doutora em educação pela FE/USP e mestre em artes pela ECA-USP, atualmente realiza pesquisa de pós-doutorado na FE/USP. Possui especialização em educação musical, graduação em piano e licenciatura em música pelo IA-UFG. Professora-artista da Escola Municipal de Iniciação Artística – EMIA/SP desde 2007, e de 2014 a 2016 atuou como assistente pedagógica da direção, orientando a formação continuada da equipe de professores. É pesquisadora do GEPSI – Grupo de Estudos e Pesquisa em Sociologia da Infância e Educação Infantil, vinculado à FEUSP. Tem experiência em Artes e em Educação e seus temas de atuação e interesse são: educação musical, ensino de arte com crianças, estudos sociais da infância, formação de professores e educação infantil.

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Publicado

2018-07-31

Edição

Seção

Dossiê Temático