CONCEPÇÕES DE DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ARTE E EDUCAÇÃO ESTÉTICA DE UM GRUPO DE PESQUISA: PANORAMA DE UM PERCURSO DE INVESTIGAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.19177/prppge.v12e212018216-234Palavras-chave:
Educação Infantil, Educação Estética, Arte, Formação de ProfessoresResumo
Este ensaio foi realizado com o objetivo de propor um diálogo entre Arte e Educação. Abordando temas como a formação do professor da Educação Infantil e concepções de Educação Estética, fundamentado nas investigações que o grupo de pesquisa FRESTAS, ligado à Universidade Federal do Rio de Janeiro, construiu nos últimos quatros anos (2014 a 2017). O artigo apresenta os percursos traçados pelo grupo, dando destaque ao conceito de estética, mais especificamente de Educação Estética, que vem subsidiando e constituindo as experiências pessoais e profissionais que se integram como focos de estudo. Trata-se do exercício de lançar um olhar panorâmico para o caminho trilhado na investigação desses temas, elucidando o contorno que hoje ele assume: a compreensão da dimensão estética da Educação, que abarca a Arte e amplia seu alcance.
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