CONCEPÇÕES DE DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ARTE E EDUCAÇÃO ESTÉTICA DE UM GRUPO DE PESQUISA: PANORAMA DE UM PERCURSO DE INVESTIGAÇÕES

Autores

  • Adrianne Ogêda Ogêda Guedes Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Michelle Dantas Ferreira Pesquisadora do grupo FRESTAS, professora da rede Municipal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v12e212018216-234

Palavras-chave:

Educação Infantil, Educação Estética, Arte, Formação de Professores

Resumo

Este ensaio foi realizado com o objetivo de propor um diálogo entre Arte e Educação. Abordando temas como a formação do professor da Educação Infantil e concepções de Educação Estética, fundamentado nas investigações que o grupo de pesquisa FRESTAS, ligado à Universidade Federal do Rio de Janeiro, construiu nos últimos quatros anos (2014 a 2017). O artigo apresenta os percursos traçados pelo grupo, dando destaque ao conceito de estética, mais especificamente de Educação Estética, que vem subsidiando e constituindo as experiências pessoais e profissionais que se integram como focos de estudo. Trata-se do exercício de lançar um olhar panorâmico para o caminho trilhado na investigação desses temas, elucidando o contorno que hoje ele assume: a compreensão da dimensão estética da Educação, que abarca a Arte e amplia seu alcance.

Biografia do Autor

  • Adrianne Ogêda Ogêda Guedes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
    Professora Adjunta da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro do Departamento de Didática.
  • Michelle Dantas Ferreira, Pesquisadora do grupo FRESTAS, professora da rede Municipal do Rio de Janeiro
    Funcionária da Prefeitura do Rio de Janeiro com duas matrículas. A primeira desde fevereiro de 2002 como Professora da Educação Básica com ênfase em Educação Infantil (PII) e a segunda, desde março de 2012 como Professora de Educação Infantil (PEI). Atuando desde 2013 como Diretora Adjunta de um Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) na mesma Rede que atende crianças da Educação Infantil, na modalidade Pré-escolar até o 5º ano do Ensino Fundamental I. Pesquisadora do grupo FRESTAS desde 2014. 

Downloads

Publicado

2018-07-31

Edição

Seção

Dossiê Temático