SINGULARIDADES NA CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DAS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Mônica Martins Samia Avante Educação e Mobilização Social

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v12e212018113-134

Palavras-chave:

Profissionalidade docente, Educação Infantil, Formação de Professores

Resumo

O artigo tematiza a questão da constituição da profissionalidade docente na Educação Infantil, apontando oito elementos constitutivos desta profissionalidade, com vistas ao fortalecimento da identidade, desenvolvimento e atuação profissional, e a consequente melhoria da qualidade da educação oferecida às crianças atendidas neste segmento. Propõe, ainda, um olhar sobre os processos formativos e sua relevância neste contexto.

Biografia do Autor

  • Mônica Martins Samia, Avante Educação e Mobilização Social
    Mônica Samia- Pedagoga (1986). Doutora em Educação na Universidade Federal da Bahia - UFBA (2016). Mestra em Educação e Contemporaneidade (2009) e Pós-Graduada no curso “A Formação do Professor Alfabetizador - Leitura e Linguagem” (2001), ambas pela Universidade Estadual da Bahia - UNEB. Desde 1999, é consultora associada da Linha Formação de Educadores e Tecnologias Educacionais na Avante Educação e Mobilização Social - ONG, onde atua em projetos sociais como coordenadora e formadora. Tem ampla experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Educadores e formadores, principalmente na Educação Infantil e Ensino Fundamental - Anos Iniciais, desenvolvendo projetos junto às redes públicas e elaborando materiais pedagógicos de referência. 

    Desde 2010, participa de projetos ligados à elaboração de materiais, como Cadernos de Orientação para secretários municipais de educação, pelo PRADIME; Coleção Paralapracá, pelo IC&A e coleção Nossa Rede Educação Infantil, para a Secretaria de Educação de Salvador. Em 2005, foi consultora do Programa Família Brasileira Fortalecida pela Educação Infantil, pelo MEC/Unicef. Entre 2006 e 2007, foi consultora do Programa PROINFANTIL, pelo MEC, responsável pela formação de tutores e formadores dos estados da Bahia e Ceará. Em 2007, coordenou a pesquisa de âmbito nacional “Redes de Aprendizagem: boas práticas de municípios que garantem o direito de aprender” promovida pelo UNICEF/UNDIME/MEC/INEP . Em 2008, coordenou a pesquisa “Caminhos do direito de Aprender” promovida pelo UNICEF e UNDIME com apoio do MEC/INEP. Pelo Unicef, participou como consultora da pesquisa de Avaliação do Plano Nacional de Educação PAN/EPT de Angola. Foi membro da secretaria executiva da Rede Nacional da Primeira Infância - RNPI.  Desde 2010 é coordenadora de implementação do projeto Paralapracá, que atua na formação de formadores da Educação Infantil em 10 municípios brasileiros. Em 2016, participou do grupo de consultores que elaborou orientações para a implementação da Base Curricular Comum Nacional da Educação Infantil. Entre 2016 e 2017, realizou várias palestras para prefeitos, secretários de educação, equipes técnicas e profissionais da Educação Infantil sobre o tema da “Qualidade na Educação Infantil”, envolvendo mais de 50 municípios do estado de São Paulo. Autora do livro: Diálogos sobre formação de formadores na educação infantil. Ed. Appris, 2017.

Downloads

Publicado

2018-07-31

Edição

Seção

Dossiê Temático