SINGULARITIES IN THE CONSTITUTION OF PROFESSIONALISM OF TEACHERS OF EARLY CHILDHOOD EDUCATION

Authors

  • Mônica Martins Samia Avante Educação e Mobilização Social

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v12e212018113-134

Keywords:

Teaching Professionalism, Early Childhood Education, Teacher Training

Abstract

The article discusses the matter of the constitution of teaching professionalism in early childhood education, pointing out eight elements that constitute this professionalism, with a view to strengthening the identity, development and professional performance, also the consequent improvement of the quality of education offered to the children served in this segment.
It also proposes a look at the formative processes and their relevance in this context.

Author Biography

  • Mônica Martins Samia, Avante Educação e Mobilização Social
    Mônica Samia- Pedagoga (1986). Doutora em Educação na Universidade Federal da Bahia - UFBA (2016). Mestra em Educação e Contemporaneidade (2009) e Pós-Graduada no curso “A Formação do Professor Alfabetizador - Leitura e Linguagem” (2001), ambas pela Universidade Estadual da Bahia - UNEB. Desde 1999, é consultora associada da Linha Formação de Educadores e Tecnologias Educacionais na Avante Educação e Mobilização Social - ONG, onde atua em projetos sociais como coordenadora e formadora. Tem ampla experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Educadores e formadores, principalmente na Educação Infantil e Ensino Fundamental - Anos Iniciais, desenvolvendo projetos junto às redes públicas e elaborando materiais pedagógicos de referência. 

    Desde 2010, participa de projetos ligados à elaboração de materiais, como Cadernos de Orientação para secretários municipais de educação, pelo PRADIME; Coleção Paralapracá, pelo IC&A e coleção Nossa Rede Educação Infantil, para a Secretaria de Educação de Salvador. Em 2005, foi consultora do Programa Família Brasileira Fortalecida pela Educação Infantil, pelo MEC/Unicef. Entre 2006 e 2007, foi consultora do Programa PROINFANTIL, pelo MEC, responsável pela formação de tutores e formadores dos estados da Bahia e Ceará. Em 2007, coordenou a pesquisa de âmbito nacional “Redes de Aprendizagem: boas práticas de municípios que garantem o direito de aprender” promovida pelo UNICEF/UNDIME/MEC/INEP . Em 2008, coordenou a pesquisa “Caminhos do direito de Aprender” promovida pelo UNICEF e UNDIME com apoio do MEC/INEP. Pelo Unicef, participou como consultora da pesquisa de Avaliação do Plano Nacional de Educação PAN/EPT de Angola. Foi membro da secretaria executiva da Rede Nacional da Primeira Infância - RNPI.  Desde 2010 é coordenadora de implementação do projeto Paralapracá, que atua na formação de formadores da Educação Infantil em 10 municípios brasileiros. Em 2016, participou do grupo de consultores que elaborou orientações para a implementação da Base Curricular Comum Nacional da Educação Infantil. Entre 2016 e 2017, realizou várias palestras para prefeitos, secretários de educação, equipes técnicas e profissionais da Educação Infantil sobre o tema da “Qualidade na Educação Infantil”, envolvendo mais de 50 municípios do estado de São Paulo. Autora do livro: Diálogos sobre formação de formadores na educação infantil. Ed. Appris, 2017.

Published

2018-07-31

Issue

Section

Dossiê Temático