REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE ARGENTINA, BRASIL E URUGUAI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v12e21201878-94

Palavras-chave:

Educação Infantil, Formação de Professores, Estudo Comparativo, Políticas Públicas Educacionais

Resumo

Este artigo tem como tema de interesse a formação dos profissionais de Educação Infantil no Brasil, Argentina e Uruguai. Por meio do campo metodológico da análise comparada, buscou identificar semelhanças e diferenças no marco regulatório das políticas públicas educacionais, verificando as concepções de Educação Infantil e a formação mínima exigida nas leis de educação de cada país. O exercício de comparação tornou-se fundamental para entender nuances nas políticas educacionais, permitindo triangular informações. Considerando os elementos pesquisados, constatou-se que a concepção de Educação Infantil é similar nos três países, assim como a obrigatoriedade de matrícula a partir dos 4 anos. Em contraponto, a formação de professores se diferencia. Por fim, conclui-se que o Estado é o guardião dos interesses públicos e o formulador de políticas frente às demandas da sociedade, buscando equacionar problemas e legitimar decisões em vistas à formação de professores.

Biografia do Autor

  • Andrea Cristiane Maraschin Bruscato, UNIRITTER
    Graduou-se em PEDAGOGIA EDUCAÇÃO INFANTIL (1995) e PEDAGOGIA MATÉRIAS PEDAGÓGICAS DO II GRAU (1997) pela Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É especialista em GESTÃO DA EDUCAÇÃO, FACED/PÓS/UFRGS (2001), GESTÃO EM SAÚDE PÚBLICA E MEIO AMBIENTE (2011) pela Universidade Candido Mendes; EDUCAÇÃO INCLUSIVA e EDUCAÇÃO HOSPITALAR pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras, FACEL (2017). Mestre em EDUCAÇÃO - FACED/PÓS/UFRGS (2008) na linha de pesquisa Políticas e Gestão de Processos Educacionais. Doutora em Educação pelo PPGEdu/FACED/UFRGS, na linha de pesquisa Políticas e Gestão de Processos Educacionais. Atualmente, é professora no curso de Pedagogia do UniRitter, e dos cursos de espacialização Lato Sensu "O Ciclo de Alfabetização"; "Supervisão e Orientação: Tecendo a Ação Coletiva". Há dezessete anos dirige e coordena a Escola Interagir/POA.
  • Nalu Farenzena, UFRGS
    Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989) e Licenciatura em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1983). É professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É editora associada da Revista Educação&Realidade. Coordenadora do Núcleo Educação para a Integração da AUGM. Atua na área da Educação, principalmente nos seguintes temas: políticas públicas de educação básica, financiamento da educação, análise e avaliação de políticas educacionais; legislação da educação; administração da educação e gestão da educação.

Downloads

Publicado

2018-07-31

Edição

Seção

Dossiê Temático