FORMAÇÃO ARTÍSTICA E ESTÉTICA: REFLEXÕES PARA ATUAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Vinícius Stein Universidade Estadual de Maringá
  • Marta Chaves Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v12e212018204-215

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação Infantil, Arte, Teoria Histórico-Cultural

Resumo

As escolhas estéticas feitas pelos professores para o ensino na Educação Infantil estão diretamente relacionadas com os conteúdos apropriados em sua formação. O objetivo, neste texto, é refletir sobre as possibilidades de desenvolvimento estético e artístico de professores para atuação na Educação Infantil. Foi realizado um estudo bibliográfico, tendo como referências primárias os textos Educação Estética e Imaginação e criação na Infância de L.S. Vigotski (1986 – 1934). Este texto considera que a formação de professores, amparada em estudos contínuos sobre temáticas relacionadas ao conhecimento artístico e à atividade criadora das crianças, pode contribuir com a reorganização das ações realizadas nas instituições de Educação Infantil, visando ao desenvolvimento estético dos escolares.

Biografia do Autor

  • Vinícius Stein, Universidade Estadual de Maringá
    Graduação em Arte-Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2011). Especialização em Educação Especial pelo Instituto de Estudos Avançados em Pós Graduação (2012). Especialização em Teoria Histórico-Cultural pelo departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (2014). Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (2014). Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (2016). Integra o Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil - GEEI. Pesquisa sobre ensino de Arte na educação escolar e Educação Estética.
  • Marta Chaves, Universidade Estadual de Maringá
    Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1993). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2000). Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2008). Pós-Doutorado junto ao Departamento de Psicologia da Educação, na Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara - Unesp (2011). Atualmente é professor associado do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM e líder do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação infantil, educação, teoria histórico-cultural, literatura infantil, arte e intervenções pedagógicas.

Downloads

Publicado

2018-07-31

Edição

Seção

Dossiê Temático