ENSINO DA LITERATURA: A LEITURA DOS BONS AUTORES NA REVISTA ESCOLA SECUNDÁRIA (1957-1963)

Autores

  • Luci Schmoeller UFSC / UDESC

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v12e212018293-310

Palavras-chave:

Disciplina-saber, Ensino, Literatura.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar artigos sobre o ensino de literatura no ensino secundário, publicados entre 1957 e 1963, na Escola Secundária, revista trimensal publicada pela Campanha de aperfeiçoamento e difusão do Ensino Secundário (CADES). Por um lado, procura compreender o que defendiam os autores desses textos sobre os objetivos do ensino da literatura; de outra parte, explora as opiniões dos articulistas acerca dos métodos de ensino para a literatura no secundário brasileiro. Para tanto, utilizamos as reflexões de André Chervel (1990) sobre as transformações das disciplinas-saber em perspectiva histórica, sendo ensejadas por professores e/ou por manuais escolares e periódicos educacionais.

Biografia do Autor

  • Luci Schmoeller, UFSC / UDESC
    Doutora em Educação (UDESC), Mestre em linguistica (UFSC), Professora de língua portuguesa do Instituto Federal Catarinense - Campus Araquari.

Downloads

Publicado

2018-07-31

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua