Reflexos da filosofia intercultural no sistema de ensino português

Autores

  • Maria Beatriz Rocha-Trindade

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v3e5201085-105

Palavras-chave:

Educação

Resumo

O aparecimento de Portugal como um país receptor de imigrantes desenvolve-se ao longo da década de 80 do século passado, intensifica-se na década seguinte e atinge o seu auge no final do século, em que o numero de residentes estrangeiros, de muito diversas proveniências, chega à dimensão equivalente a 5% da população do país. Data dos anos 80 uma iniciativa do Ministério da Educação, destinada a acompanhar o trajeto escolar das crianças filhas de estrangeiros ou de emigrantes regressados ao país, através de uma estrutura então designada como Secretariado Coordenador dos Programas de Educação Multicultural. Hoje o Secretariado faz parte do Alto Comissariado para a Integração e o Diálogo Intercultural (ACIDI), na dependência do Primeiro Ministro. A filosofia intercultural, que enforma a política e a ação do ACIDI e que visa promover, por todos os meios adequados, a progressiva integração dos imigrantes, é ainda objeto de estudos de Mestrado e de Doutorado, na Universidade Aberta de Portugal, na especialidade de Relações Interculturais; a Educação Intercultural é igualmente lecionada, a nível de graduação, de pós-graduação e de formação de professores, em diversas outras universidades portuguesas.

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Publicado

2010-06-30

Edição

Seção

Artigos