ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA MATRICULADAS NA REDE REGULAR DE ENSINO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v10e182016494-510

Palavras-chave:

Alfabetização. Crianças com deficiencia. Rede regular de ensino.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar práticas de alfabetização possibilitadas às crianças com deficiência matriculadas em escolas da rede regular de ensino e sua implicação para a apropriação da leitura e da escrita. Trata-se de resultado de uma pesquisa exploratória realizada em turmas de 1º e 3º ano do Ensino Fundamental de uma rede municipal de ensino da região sul de Santa Catarina. Os dados foram obtidos através de observações e entrevistas e sua análise evidencia que a proposta de atividade é a mesma para as crianças com deficiência e para as demais, não tendo, na maioria das vezes, a adaptação de material às necessidades específicas de cada deficiência. 

Biografia do Autor

  • Jacira Amadeu Mendes, Universidade do Sul de Santa Catarina
     Mestre em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Professora de Educação Infantil no Município de Gravatal - SC e professora na Escola de Educação Especial Novo Horizonte (APAE) de Gravatal . Pedagoga da rede municipal de ensino de Gravatal, atuando como Coordenadora do Ensino Fundamental. Atualmente professora de Educação Infantil no Colégio Dehon. Participante do grupo de pesquisa alfabetização com letramento: formação inicial e continuada de professores da rede pública da região Sul de Santa Catarina. 
  • Leonete Luzia Schmidt, Universidade do Sul de Santa Catarina, Unisul
    Dutora em educação e professora do Programa de Pós Graduação em Educação na Unisul

Downloads

Publicado

2016-12-20

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua