FAZENDO O DEVER DE CASA: ESTRATÉGIAS MUNICIPAIS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL EM FACE ÀS ORIENTAÇÕES DO BANCO MUNDIAL
DOI:
https://doi.org/10.19177/prppge.v10e182016353-370Palavras-chave:
Políticas para Educação Infantil. Educação Infantil. Pré-escola. Organismos Internacionais.Resumo
O presente texto origina-se em uma pesquisa desenvolvida junto às três maiores cidades dos estados de Santa Catarina e Rio grande do sul, cujo objetivo era analisar quais estratégias esses municípios estavam privilegiando para atender a obrigatoriedade da matrícula aos quatros anos. Foi uma pesquisa documental, na qual a coleta de dados foi realizada em diferentes sites federais e municipais. Os dados coletados foram tabulados e, posteriormente, analisados. As análises indicaram duas fortes estratégias priorizadas: o conveniamento e a parcialização do atendimento. Para este artigo, optamos em discutir o processo de conveniamento na maior cidade de cada um dos estados, procurando captar os nexos entre essa opção governamental e as indicações dos organismos internacionais, sobretudo o Banco Mundial, que defendem os atendimentos informais como uma proposta boae de baixo custo para o desenvolvimento da primeira infância.
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