FAZENDO O DEVER DE CASA: ESTRATÉGIAS MUNICIPAIS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL EM FACE ÀS ORIENTAÇÕES DO BANCO MUNDIAL

Autores

  • Rosânia Campos PPGE/ UNIVILLE

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v10e182016353-370

Palavras-chave:

Políticas para Educação Infantil. Educação Infantil. Pré-escola. Organismos Internacionais.

Resumo

O presente texto origina-se em uma pesquisa desenvolvida junto às três maiores cidades dos estados de Santa Catarina e Rio grande do sul, cujo objetivo era analisar quais estratégias esses municípios estavam privilegiando para atender a obrigatoriedade da matrícula aos quatros anos. Foi uma pesquisa documental, na qual a coleta de dados foi realizada em diferentes sites federais e municipais. Os dados coletados foram tabulados e, posteriormente, analisados. As análises indicaram duas fortes estratégias priorizadas: o conveniamento e a parcialização do atendimento. Para este artigo, optamos em discutir o processo de conveniamento na maior cidade de cada um dos estados, procurando captar os nexos entre essa opção governamental e as indicações dos organismos internacionais, sobretudo o Banco Mundial, que defendem os atendimentos informais como uma proposta boae de baixo custo para o desenvolvimento da primeira infância. 

Biografia do Autor

  • Rosânia Campos, PPGE/ UNIVILLE

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da Universidade da Região de Joinville/ UNIVLLE

    Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas e Práticas Educativas para Educação e Infância - GPEI

    Membro do Comitê Gestor do Fórum da Educação Infantil de Joinville / Fórum de Educação Infantil do Estado de Santa Catarina/FIESC-MIEIB

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Publicado

2016-12-20

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua