A CONCEPÇÃO DE ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO EDUCATIVO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA MODALIDADE EAD

Autores

  • Karolina da Silva Cabral Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Clóvis Nicanor Kassick Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v10e02016132-150

Palavras-chave:

Organização do Processo Educativo, Educação Profissional, Ensino a Distância, Aprendizagem Significativa.

Resumo

Objetivando compreender a organização do processo educativo na educação profissional de nível médio na modalidade a distância e partindo do pressuposto que uma aprendizagem significativa caracteriza-se e resulta em uma aprendizagem duradoura, sustentou-se a hipótese de que os cursos profissionalizantes de nível médio na modalidade EaD proporcionam uma aprendizagem efetiva, desde que partindo de um alinhamento entre a organização do processo pedagógico com suas bases teóricas e possuam foco na formação com qualidade técnica e humanística/cidadã de seu alunado. A relevância da pesquisa se dá pela expansão prevista no Plano Nacional de Educação, Lei nº 13.005/2014. O objeto deste estudo foi o curso técnico em Automação Industrial na modalidade EaD do SENAI de Santa Catarina, para perceber se as estratégias de ensino nele apontadas alinhavam-se aos pressupostos teóricos pretendidos.

Biografia do Autor

  • Karolina da Silva Cabral, Universidade do Sul de Santa Catarina
    Graduada em Pedagogia, pós-graduada em Metodologia e Prática Interdisciplinar do Ensino e Mestre em Educação. Atualmente Coordenadora Pedagógica no Senai/SC de Tubarão.
  • Clóvis Nicanor Kassick, Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL
    Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (2001). Professor Adjunto II aposentado da UFSC, atualmente é professor da Universidade do Sul de Santa Catarina-UNISUL, no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação-Mestrado em Educação. É pesquisador do grupo GTMC-UFSC, na pesquisa: Elaboração de Currículos Referência para os Cursos Técnicos da Escola Técnica Aberta do Brasil/ e-Tec Brasil, do E-TEC/SETEC/MEC.

Downloads

Publicado

2016-11-24