EPT NO BRASIL: HISTÓRICO, PANORAMA E PERSPECTIVAS

Autores

  • Carlos Alberto Dallabona UTFPR
  • Tharsila Maynardes Dallabona Fariniuk

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v10e0201646-65

Palavras-chave:

Educação profissional, Educação Profissional e Tecnológica, Políticas públicas.

Resumo

Este texto discute as tendências e possibilidades da Educação Profissional e Tecnológica – EPT no Brasil. Este componente do processo educacional tem oscilado entre políticas conflitantes entre si ao longo do tempo, implantadas e implementadas de maneiras distintas, decorrentes de disputas entre grupos de poder.  A partir de dados quantitativos que compõem o cenário e de perspectivas desejáveis para o futuro, incluindo metas do Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024, apresentam-se possibilidades para esse segmento que, mesmo tendo significativo crescimento nos últimos anos, está muito aquém das necessidades do país.  A ampliação, que precisa ocorrer tanto em termos quantitativos como qualitativos, deve partir da compreensão da evolução histórica, permitindo direcionar esforços para aproveitar efetivamente as experiências exitosas e o potencial de crescimento disponível, de forma sinérgica, sistêmica e institucionalizada. 

Biografia do Autor

  • Carlos Alberto Dallabona, UTFPR

    Engenheiro eletricista, mestre em engenharia de produção pela UFSC, doutor em educação pela UDELMAR (Chile) e Professor da UTFPR. Coordenador adjunto do eTec UTFPR.

  • Tharsila Maynardes Dallabona Fariniuk
    Arquiteta e Urbanista, mestre em Gestão Urbana pela PUCPR e Doutoranda em Gestão Urbana pela PUCPR. Membro da equipe do Curso Técnico em Logística EaD UTFPR.

Downloads

Publicado

2016-11-24