CONSIDERAÇÕES SOBRE TRABALHO E PROEJA NO CONTEXTO DE DOCUMENTOS LEGAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v10e02016151-168

Palavras-chave:

Educação Profissional, Documentos legais, PROEJA.

Resumo

O artigo aborda os documentos legais da educação profissional em vigência no Brasil considerando, também, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), bem como a questão do trabalho. Tendo em vista que se trata da vinculação entre educação e o mundo do trabalho, destaca-se a importância de estudos nessas temáticas, uma vez que muitos dos documentos ainda percebem esta relação de modo tecnicista e não emancipatória para os sujeitos trabalhadores estudantes. O aporte teórico utilizado do estudo toma como base Arroyo (2014), Lima Filho (2010) e Ribeiro (1999) na análise de diversos documentos legais da área da Educação Profissional. Como resultados, aponta-se para as dicotomias e contradições que permeiam esses documentos, políticas públicas que influenciam na formação do trabalhador.

 

 

Biografia do Autor

  • Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin, Universidade Federal de Santa Catarina
    Possui graduação em Pedagogia, Habilitação em Orientação Educacional e Magistério pela Associação Catarinense de Ensino (1985), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Atualmente é vice-coordenadora do PPGE-UFSC e atuou como coordenadora do curso de Pedagogia (2002 a 2004), do curso de aperfeiçoamento em Educação de Jovens e Adultos e Diversidade e vice-coordenadora do Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos e Educação na Diversidade. Compõe o comitê editorial das revistas Atos de Pesquisa, Revista Extensio/UFSC e Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos. Coordena o projeto de pesquisa FUNDAMENTOS E AUTORES RECORRENTES DO CAMPO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL. Atualmente é professora Associado I da Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutorada pela Universidade do Estado da Bahia. Docente da área de didática, formação docente e Educação de Jovens e Adultos. Pesquisa a Educação de Jovens e Adultos e seus elementos constitutivos: sujeitos, escolarização, políticas públicas e formação de professores. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em EJA - EPEJA.
  • Morgana Zardo von Mecheln, Universidade Federal de Santa Catarina
    Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina, na linha de pesquisa Ensino e Formação de Educadores. Especialista em Gestão de Pessoas nas Organizações pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tecnóloga em Gestão Comercial pelo SENAC. Atua, desde 2008, como tutora na Universidade Aberta do Brasil no curso de Administração ofertado pela UFSC. Pesquisa sobre Educação de Jovens e Adultos. Atualmente iniciou a graduação no curso de Pedagogia na UNIP.

Downloads

Publicado

2016-11-24