ENSINO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE - ESTUDO DE CASO: UMA PROPOSTA DE CURSO TÉCNICO DA REDE E-TEC BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v10e0201666-83

Palavras-chave:

Ensino Técnico Profissional, Rede e-Tec, Proposta de Ensino na EaD.

Resumo

A evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) potencializou a Educação a Distância (EaD). O programa Rede e-Tec Brasil fez uso desses aportes tecnológicos ofertando cursos técnicos de nível médio, mudando o perfil da educação profissionalizante brasileira. O objetivo deste estudo é proporcionar um novo olhar para a educação profissional brasileira a partir da EaD e do Programa da Rede e-Tec Brasil, apresentando o curso de formação de Técnico de Informática para Internet do programa da Rede e-Tec Brasil do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET–MG). A presente pesquisa é de natureza aplicada, exploratória, descritiva, bibliográfica, documental, estudo de caso e quali-quantitativa. Os resultados apontam que os cursos oferecidos na modalidade EaD, promovidos no âmbito da Rede e-Tec, organizados em propostas de ensino estruturadas, contribuem para o crescimento da educação técnica profissional brasileira.

Biografia do Autor

  • Adelson de Paula Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
    Lotado no Departamento de Computação do CEFET-MG Doutor na área de Ensino Mestre em Tecnologia  Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Infraestrutura de Redes, desenvolvimento de soluções na área de Tecnologia da Informação atuando principalmente nos seguintes segmentos: Educação Empreendedora, Inovação no Ensino Técnico, Ensino Técnico e Tecnológico, Projeto de Redes de Comunicação, Implementação de solução para desenvolvimento de ambientes de TI, Instalação de Aplicações para à área de Gestão Documental e ensino a distância. Desenvolve pesquisas na área de educação científica e empreendedora, ensino à distância, tecnologias de ensino e tecnologia da informação.
  • Viviane Sartori, Universidade Federal de Santa Catarina

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM-1994). Possui habilitação em Supervisão Escolar e Administração Escolar pela Universidade Bandeirante de São Paulo (UNIBAN-2000). Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-2012) e atualmente doutoranda do mesmo programa. Publicou trabalhos em anais de eventos científicos nacionais e internacionais e participou de produção em capítulos de livros direcionado à área de Gestão do Conhecimento e Educação. Tem 20 anos de experiência na área da educação presencial e a distância, atuando como docente de educação infantil e ensino fundamental, na coordenação pedagógica e em cursos de Educação na modalidade a Distância.

     

Downloads

Publicado

2016-11-24