A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL E O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

Autores

  • Gilvan Luiz Machado Costa Universidade do Sul de Santa Catarina, Unisul
  • Claudinéia da Silva Oliveira Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Gilvan Medeiros Universidade do Sul de Santa Catarina.

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v10e17201685-101

Palavras-chave:

Plano Nacional de Educação, Ensino Médio, Formação Inicial, Formação Continuada.

Resumo

O artigo tem como objeto a formação do professor do Ensino Médio. Objetiva-se compreender aspectos que apontem as configurações da formação inicial e continuada dos professores do Ensino Médio, alinhados a tornar a Educação Básica de fato, um direito social. Realizou-se a discussão com base em indicadores educacionais relacionados ao Nível de Escolaridade e Formação Acadêmica, com destaque ao indicador Adequação da Formação Docente, e nas metas 15 e 16 do Plano Nacional de Educação, aprovado pela Lei nº 13.005/2014. Os dados apontam os limites e as possiblidades relacionadas à formação inicial e continuada do professor do Ensino Médio no Brasil. Ao mesmo tempo em que explicitam a distância em relação ao proposto nas metas 15 e 16, expressam avanços relacionados à elevação da formação acadêmica do professor da escola média.

 

Biografia do Autor

  • Gilvan Luiz Machado Costa, Universidade do Sul de Santa Catarina, Unisul
    Doutor em Educação pela UNICAMP (2004). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina-UNISUL.
  • Claudinéia da Silva Oliveira, Universidade do Sul de Santa Catarina

    Mestre em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina. 

  • Gilvan Medeiros, Universidade do Sul de Santa Catarina.
    Mestre em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2014).

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Publicado

2016-08-12