AS MUDANÇAS NO ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA

Autores

  • João dos Reis Silva Júnior Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Natália Messina

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v10e172016130-147

Palavras-chave:

Reforma educacional, Internacionalização da Educação Superior, Conhecimento matéria-prima, Novo paradigma de produção de conhecimento.

Resumo

Este artigo busca analisar as reformas educacionais no Ensino Médio brasileiro, apontando internacionalmente que o trabalho do professor no século XXI é marcado pela massificação, administração por performance (accountability), privatização e comercialização. Após uma construção histórica sobre a reforma do Estado nacional, a ênfase é conferida às relações entre as mudanças no Ensino Médio e a internacionalização da Educação Superior. Portanto, um exame com mediações mais amplas revela que as possibilidades de lucro transformam o conhecimento em matéria-prima mercantil e produzem a convergência das reformas educacionais segundo a estrita racionalidade financeira.

 

Biografia do Autor

  • João dos Reis Silva Júnior, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

    Livre-docente em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Tem pós-doutorado em sociologia política pela Unicamp, pós-doutorado em economia pela USP e pela University of London. Coordenador Adjunto do Observatório Nacional de Expansão da Educação Superior no Brasil. Professor Associado da UFSCar. Coordenador do Observatório Nacional de Expansão da Educação Superior Brasileira. Visinting Professor na Mercer University (GA-US – 2012-2014) e Visiting Professor na Arizona State University (2014-2015), pesquisador convidado - Mercer University (GA-US) Pesquisador 1ª do CNPq.

  • Natália Messina

    Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2016) e Licenciada em Geografia pela mesma instituição (2013). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, na linha de pesquisa: Estado Política e Formação Humana, sob orientação do Prof. Dr. João dos Reis Silva Júnior e faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisa de Economia Política da Educação, Estética e Formação Humana. Tem experiência e produção nos temas: ensino de geografia, avaliação e ingresso no Ensino Superior. 

Downloads

Publicado

2016-08-12