O ENSINO MÉDIO E O TRABALHO DOCENTE: CARACTERÍSTICAS DE MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.19177/prppge.v10e172016102-129Palavras-chave:
Ensino Médio, Trabalho Docente, Estado de Minas Gerais.Resumo
Este artigo visa a apresentar uma discussão sobre o Ensino Médio no Brasil, suas características no Estado de Minas Gerais a partir de 2003, e o trabalho docente nessa etapa de ensino. Aborda, também, aspectos das condições de emprego e de trabalho na Rede Estadual de Educação de Minas Gerais. Em termos metodológicos, o presente artigo fundamenta-se em bibliografia da área, em pesquisa documental com foco em legislações de âmbito nacional e estadual acerca do Ensino Médio, em dados secundários produzidos por pesquisa recente. Conclui-se que o Ensino Médio, no Brasil, adquire uma nova orientação rumo à expansão do ensino superior mercantilizado, e que o trabalho docente, para se adequar a esse objetivo, padece de uma precarização ampliada. Também se propõe a continuidade de estudos.
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