O ENSINO MÉDIO E O TRABALHO DOCENTE: CARACTERÍSTICAS DE MINAS GERAIS

Autores

  • Savana Diniz Gomes Melo Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG)
  • Pauliane Romano Cirilo Universidade Federal de Minas Gerais
  • Samilla Nayara dos Santos Pinto Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v10e172016102-129

Palavras-chave:

Ensino Médio, Trabalho Docente, Estado de Minas Gerais.

Resumo

Este artigo visa a apresentar uma discussão sobre o Ensino Médio no Brasil, suas características no Estado de Minas Gerais a partir de 2003, e o trabalho docente nessa etapa de ensino. Aborda, também, aspectos das condições de emprego e de trabalho na Rede Estadual de Educação de Minas Gerais. Em termos metodológicos, o presente artigo fundamenta-se em bibliografia da área, em pesquisa documental com foco em legislações de âmbito nacional e estadual acerca do Ensino Médio, em dados secundários produzidos por pesquisa recente. Conclui-se que o Ensino Médio, no Brasil, adquire uma nova orientação rumo à expansão do ensino superior mercantilizado, e que o trabalho docente, para se adequar a esse objetivo, padece de uma precarização ampliada. Também se propõe a continuidade de estudos.

 

Biografia do Autor

  • Savana Diniz Gomes Melo, Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG)
    Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Coordenadora da Linha do Política de Educação: Concepção, Implementação e Avaliação. Integrante do Grupo de Pesquisa Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO/FaE/UFMG), da Rede de Estudos sobre o Trabalho Docente (Rede Estrado) e da Rede de Pesquisadores sobre Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores em Educação (REDE ASTE).
  • Pauliane Romano Cirilo, Universidade Federal de Minas Gerais

    Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social - FaE/UFMG (UFMG). 

  • Samilla Nayara dos Santos Pinto, Universidade Federal de Minas Gerais

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social - FaE/UFMG. 

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Publicado

2016-08-12