FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E ESTÉTICA NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: APRENDIZAGENS DOCENTES DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Autores

  • Ana Cristina Moraes Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Bernadete Souza Porto Universidade Federal do Ceará - UECE
  • Rogério Adolfo Moura Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v10e172016270-291

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Formação pedagógica, Educação estética, Aprendizagem docente.

Resumo

Este artigo reflete sobre vivências formativas na disciplina Estágio Supervisionado realizadas em duas universidades públicas estaduais do Brasil – uma localizada no Nordeste e outra no Sudeste. As análises focalizam as aprendizagens constituídas com experimentações estético-pedagógicas na referida disciplina, tomando-as como elementos essenciais à formação integral e sensível de professores. O texto fundamenta-se em estudo bibliográfico de autores como Barreiros e Gebran (2006), Buriolla (2005), Farias et. al. (2008), Fazenda (1995), Imbernon (2009), Pimenta (2011; 2008), dentre outros. Também foi desenvolvida pesquisa empírica de caráter qualitativo, envolvendo observação participante, registros em diário de campo e entrevistas. Análises revelam que a unidade teoria-prática é percebida pelos estudantes na disciplina referida, e que as vivências apresentadas articularam múltiplos saberes, como os estéticos, de práticas de ensino, pedagógicos e inter-relacionais.

 

Biografia do Autor

  • Ana Cristina Moraes, Universidade Estadual do Ceará - UECE
    Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas-SP. Professora do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC.
  • Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro, Universidade Estadual do Ceará - UECE

    Doutorando em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Gestão, Planejamento e Avaliação Escolar pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada (INTA); Graduado em Geografia (UVA). Graduado em Pedagogia (UECE). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES). Foi professor substituto da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), unidade da UECE, da área Teoria e Prática de Ensino. É, atualmente, professor efetivo da Rede Pública Municipal de Ensino de Itapipoca (Ceará).

  • Bernadete Souza Porto, Universidade Federal do Ceará - UECE
    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Graduada em Pedagogia Pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Foi Professora adjunta da Universidade Federal da Bahia, onde coordenou o grupo de pesquisa em Educação e Ludicidade, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA; Atualmente é professora Adjunta IV da UFC, Departamento de Teoria e Prática de Ensino, onde leciona na Graduação as disciplinas Didática e Docência no Ensino Fundamental e na Pós-Graduação em Educação, Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino. Coordenadora de projetos e acompanhamento curricular da UFC.
  • Rogério Adolfo Moura, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

    Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).  Mestre em Artes pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Coordenador de Ensino de Graduação (Licenciaturas) da Faculdade de Educação da UNICAMP. Orienta pesquisas de mestrado e doutorado. Tem diversas publicações envolvendo os temas juventude, arte, corpo e formação de professores. Atualmente é membro do OLHO (Laboratório de Estudos Audio-visuais) da UNICAMP e é vice-coordenador do Grupo de Pesquisas em Pedagogia Social (USP/UNICAMP).

Downloads

Publicado

2016-08-12