ANÁLISE DA POLÍTICA DE EXPANSÃO UNIVERSITÁRIA: UM DISPOSITIVO DE REGULAÇÃO DOS MODOS DE VIVER DO JOVEM BRASILEIRO

Autores

  • Leandra Boer Possa Universidade Federal de santa Maria
  • Maria Inês Naujorks Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v9e162015249-260

Palavras-chave:

Ensino Superior, REUNI, Governamentalidade.

Resumo

O texto analisa como os discursos sobre a formação em nível superior, no presente, constituem-se em modos de subjetivação dos jovens brasileiros. Toma como materialidade de análise o Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades – REUNI. A problemática está contextualizada em alguns relatórios da Organização Para Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE, que traçam um diagnóstico da educação superior, balizando a formulação de políticas educacionais como, por exemplo, a que formulou o REUNI. As noções de dispositivo político e de governamentalidade incrementam a discussão. Concluindo, pode-se afirmar que o REUNI se constitui em uma estratégia que tem como meta subjetivar um modo de produtividade empreendedora para os jovens brasileiros já que ordena, normatiza, faz o controle do risco social e gerencia individualidades.

Biografia do Autor

  • Leandra Boer Possa, Universidade Federal de santa Maria
    Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Educação Especial. Atua no Programa de Pós Graduação em Educação /PPGE e no Programa de Pós Graduação em Políticas Publicas e Educação/UFSM. Vice-Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Especial e inclusão, Grupo Institucional GEPE/UFSM.
  • Maria Inês Naujorks, Universidade Federal de Santa Maria
    Professora Titular da Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Educação Especial. Atua no Programa de Pós-graduação em Educação/PPGE. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Especial e inclusão, Grupo Institucional GEPE/UFSM.

Downloads

Publicado

2015-12-17