DIÁLOGOS ENTRE POLÍTICAS PÚBLICAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES LEITORES

Autores

  • ELIANETH DIAS KANTHACK HERNANDES Universidade estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp Marília
  • RENATA JUNQUEIRA DE SOUZA Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -FCT Presidente Prudente
  • ALBERTO ALBUQUERQUE GOMES Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -FCT Presidente Prudente

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v10e182016401-416

Palavras-chave:

Política Pública. Formação de leitores. Formação de professores. PNBE.

Resumo

Os grupos de pesquisa Formação de Professores e as relações entre as práticas educativas em leitura, literatura e avaliação do texto literário e Profissão Docente - Formação, Identidade e Representações Sociais, buscando estabelecer um diálogo profícuo e interdisciplinar, têm agregado, ao seu rol de estudos, as pesquisas na área da política nacional de leitura e política educacional no Brasil. Ao estudar os desdobramentos do Plano Nacional de Biblioteca na Escola (PNBE) e de relacionar os dados obtidos com um mapeamento do perfil dos alunos em formação docente para atuação no 1º nível da educação básica e anos/séries iniciais do Ensino Fundamental, procuramos ampliar os conhecimentos sobre os efeitos de diversas políticas públicas na formação de professores. A perspectiva que orienta este trabalho é que o diálogo entre diferentes grupos auxiliam a ampliar os conhecimentos sobre o objeto de pesquisa.

Biografia do Autor

  • ELIANETH DIAS KANTHACK HERNANDES, Universidade estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp Marília
    Professora Assistente de Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Marília - RDIDP- lotada no Departamento de Administração e Supervisão Escolar. Com Doutorado em Educação (2008) e Mestrado (2003), ambos realizados no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- Marília. Supervisora de Ensino aposentada, tendo atuado como professora de educação básica, Diretora de Escola e Supervisora de Ensino na rede Estadual de São Paulo durante 33 anos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, capacitação, formação de gestores, ação supervisora e supervisores de ensino
  • RENATA JUNQUEIRA DE SOUZA, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -FCT Presidente Prudente

    Livre-docente no conjunto das disciplinas Conyeúdos, Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa I e II, e Leitura e Literatura e Interpretação de textos no processo de formação de professores, Doutora em Letras.Mestre em Linguística e Letras pela UNESP/ Marília; Professora Doutora da UNESP-PP, professora visitante da Universidade do Minho/PT e professora colaboradora no Programa de Pós Graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

  • ALBERTO ALBUQUERQUE GOMES, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -FCT Presidente Prudente

    Professor do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP. Membro do Conselho Editorial da revista Nuances (Presidente Prudente). Graduado em Ciências Sociais pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1983), mestrado em Educação (1993) e doutorado em Educação (1998) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Estágio de pós-doutoramento em Sociologia da Educação na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias em Lisboa, Portugal (2003/2004).

Downloads

Publicado

2016-12-20

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua