DA NECESSIDADE DE UMA DEMOCRACIA COGNITIVA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Joelson de Sousa Morais Universidade Estadual do Maranhão-UEMA
  • Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento Universidade Estadual do Maranhão-UEMA.

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v10e182016464-476

Palavras-chave:

Formação de Professores. Política Educacional. Universidade. Justiça Cognitiva. Profissionalização Docente.

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão de literatura, trazendo algumas implicações acerca da formação de professores, focalizando os saberes que devem/podem ser priorizados no contexto formativo, que se consolidará em maior proporção na prática cotidiana profissional. Questiona o problema: como os saberes da formação inicial podem contribuir para o desenvolvimento de uma prática pedagógica consciente, crítica, reflexiva e emancipatória na perspectiva da profissionalização docente? O objetivo é refletir acerca da formação inicial de professores quanto aos processos de compreensão/apropriação dos saberes necessários ao ensino. Considera que, na universidade, é preciso um repensar de suas práticas, partindo da atuação dos atores que a compõem, em articulação com outros contextos socioculturais necessários ao desenvolvimento de uma cultura humana e complexa, evitando qualquer forma de segregação e compartimentalização do saber.

Biografia do Autor

  • Joelson de Sousa Morais, Universidade Estadual do Maranhão-UEMA

    Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(UFRN/2015). Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão-FACEMA (2012). Professor do Departamento de Educação do Centro de Estudos Superiores de Caxias-CESC da Universidade Estadual do Maranhão-UEMA. Pesquisa acerca da Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, com ênfase nos seguintes temas: Formação Continuada de Professores; Metodologia da Pesquisa; Cotidiano Escolar; Saberes, Identidade e Profissionalização Docente; Currículo e Pesquisa Narrativa. 

  • Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Universidade Estadual do Maranhão-UEMA.

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (2015), compõe o grupo de estudos sobre Formação e Profissionalização Docente. Participante do Grupo de Pesquisa em Didática do Ensino Superior - GEPEDES/CNPQ. Participou de um Estágio do Doutorado em Educação (pesquisa comparativa sobre modelos formativos de professores dos anos iniciais do Brasil e Portugal) no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa - UL. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí - UFPI, Especialista em Coordenação Pedagógica pela UEMA e Avaliação Educacional pela UFPI, Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Professora Efetiva do Departamento de Educação da UEMA/CESB - PF Assistente I. Trabalha como Coordenadora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Caxias. Experiências e Pesquisas realizadas nas áreas de formação inicial e continuada; profissionalização docente; curso de pedagogia; saberes docentes, práticas pedagógicas, avaliação da aprendizagem e educação de jovens e adultos. 

Downloads

Publicado

2016-12-20

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua