APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Anderson Teixeira Rolim Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
  • Bruno Cézar Scaramuzza Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v10e02016182-195

Palavras-chave:

Ensino a Distância (EAD), Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), Ensino-Aprendizagem, Tecnologias da Informação e Comunicação.

Resumo

Este artigo objetiva elencar perspectivas de diversos estudos referentes à Educação a Distância e seus Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) em face de uma Aprendizagem Significativa. Neste sentido, este pretende listar aspectos importantes desta ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, busca discutir como estes ciberespaços devem ser preparados para produzirem um aprendizado significativo. De forma breve, trata também da lógica do mercado que impulsionou esta modalidade de Ensino. Para tanto, recorre ao levantamento de dados bibliográficos acerca do assunto, a fim de apresentar perspectiva ampla sobre os Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

 

 

Biografia do Autor

  • Anderson Teixeira Rolim, Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
    possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2001), especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Estadual de Londrina (2003), mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2005) e doutorado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2012). Tem experiência na área de Letras e Linguagens, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando nos seguintes temas: Literatura, Letras e Ensino. Atua como professor de Literatura Portuguesa (Letras - UNOPAR) e como professor do Programa de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias na mesma Instituição.
  • Bruno Cézar Scaramuzza, Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
    Coordenador do curso superior em Gestão Pública, aluno regular do Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias, na Unopar, Londrina, Paraná.

Downloads

Publicado

2016-11-24