MEMÓRIAS DE INFÂNCIA E EXPERIÊNCIAS DE LEITURA: UM DIÁLOGO COM PROUST

Autores

  • Gilcilene Dias da Costa Universidade Federal do Pará
  • Jessé Pinto Campos Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v9e152015191-206

Palavras-chave:

Leitura, Sentidos, Experiências Formativas, Marcel Proust.

Resumo

Este artigo visa a discutir o tema da Leitura configurado no ensaio Sobre a Leitura, de Marcel Proust (literato parisiense que nasceu em 1871 e morreu em 1922). O objetivo consiste em espreitar o universo literário proustiano pelo viés da leitura a partir de suas memórias de infância, a fim de perscrutar experiências de leitura que nos levem a pensar, por um novo ângulo, os sentidos formativos da leitura. O estudo, de caráter bibliográfico, dialoga com Proust (2001), Nietzsche (2003) e Larrosa (2002, 2004), levantando como argumento a percepção de que a leitura, embora constitua uma atividade educativa transversal que perpassa as diferentes áreas do conhecimento no meio escolar, acadêmico e vida social, infelizmente não vem sendo desenvolvida e incentivada satisfatoriamente desde tenra idade do educando, ocasionando sérias implicações para o processo de aprendizagem em sua trajetória de escolarização e aspectos da vida cotidiana. Conclui-se que a ideia de leitura, presente na obra Sobre a Leitura, de Marcel Proust, valora e incentiva o ler na tenra idade, trazendo a importância do ato do ler por entre seu contato subjetivo com o leitor.

Biografia do Autor

  • Gilcilene Dias da Costa, Universidade Federal do Pará
    Professora efetiva da Universidade Federal do Pará. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/ICED/UFPA) e no Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC/CUNTINS/UFPA). Líder do Grupo de Pesquisa PHILIA - Filosofia, Linguagem e Alteridade na Educação.
  • Jessé Pinto Campos, Universidade Federal do Pará
    Graduado em Letras - Habilitação em Língua Inglesa pela Universidade Federal do Pará.

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Publicado

2015-06-30