CULTURA LÚDICA E CULTURA MIDIÁTICA NA CONTEMPORANEIDADE: O QUE AS CRIANÇAS PEQUENAS REVELAM ACERCA DESTA RELAÇÃO

Autores

  • Marluci Guthiá Ferreira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v9e152015132-152

Palavras-chave:

Educação Infantil, Cultura lúdica, Cultura midiática.

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa concluída em 2014, cujo objetivo principal foi tentar compreender como as crianças se relacionam com as mídias eletrônicas na contemporaneidade, e como estas participam da configuração dos modos de viver a infância a partir do estudo da cultura lúdica infantil. Para este texto, foi realizado um recorte de algumas cenas e narrativas das crianças a fim de revelar a relação que estas estabelecem entre o brincar e a cultura midiática nos dias atuais. Através deste estudo, sob o aporte teórico da Sociologia da Infância, foi possível perceber, nas expressões e manifestações das crianças durante a pesquisa de campo, um forte intrincamento da cultura midiática nas brincadeiras e referências tanto com relação aos artefatos, aos produtos, bem como a presença dos objetos de consumo relacionados a essas referências.

Biografia do Autor

  • Marluci Guthiá Ferreira, Universidade Federal de Santa Catarina
    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Titular do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Municipal de São José - USJ. Membro do Grupo de pesquisa EDUMÍDIA - Educação, Comunicação e Mídias - UFSC / Cnpq.

Downloads

Publicado

2015-06-30