REFLEXÃO COMPARTILHADA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO RELAÇÕES CTS

Autores

  • Fernando Cesar Ferreira Universidade Federal da Grande Dourados
  • Lenice Heloisa de Arruda Silva Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v10e02016169-181

Palavras-chave:

Formação continuada, Ensino de Ciências, Ensino Fundamental.

Resumo

Ações de formação continuada de professores ainda necessitam de discussões, no que se refere às metodologias, conteúdos veiculados, vínculos dessas ações com o desenvolvimento profissional dos docentes e com o projeto da escola. Contudo, como instrumentalizar o professor para que ele construa uma postura permanentemente crítica? Refletir sobre possíveis respostas a essa questão constitui o propósito deste artigo. Para isso é apresentado um recorte, na forma de relato de experiência, de um curso de formação continuada oferecido por professores da UFGD para um grupo de quarenta e cinco professores de Ciências de escolas públicas de Dourados, MS. Durante o curso, procuramos evidenciar, através da reflexão compartilhada, como, no ensino de Ciências, processa-se a articulação entre os conteúdos e questões Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Neste relato de um dos encontros, os conteúdos discutidos são próximos ao ensino de Física: uso de cartões eletrônicos e magnéticos.

Biografia do Autor

  • Fernando Cesar Ferreira, Universidade Federal da Grande Dourados
    Licenciado em Física pela UFPR. Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP (2004). Professor adjunto na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal da Grande Dourados. Professor do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, polo UFGD. Atua na área de Educação, com ênfase em formação de professores de ciências e física.
  • Lenice Heloisa de Arruda Silva, Universidade Federal da Grande Dourados
    Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Doutorado em educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2004). Professora Adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados. Professora do Mestrado em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atua na área de Educação, com ênfase em formação de professores de ciências e biologia.

Downloads

Publicado

2016-11-24