MERLEAU-PONTY, LINGUAGEM E FENOMENOLOGIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Filipe Ferreira Ghidetti UFSC
  • Felipe Quintão de Almeida Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil
  • Valter Bracht

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v8e142014318-333

Palavras-chave:

Merleau-Ponty, Corpo, Linguagem, Educação Física.

Resumo

O artigo trata de discutir uma aporia, na fenomenologia de Merleau-Ponty, que envolve os conceitos de percepção e linguagem em sua obra. Apresenta, com a ajuda de comentadores e do próprio filósofo, as reordenações por ele operadas para lidar com o problema, o que produziu revisões em seu pensamento. Conclui com possíveis implicações dessa questão na educação física brasileira.

 

Biografia do Autor

  • Filipe Ferreira Ghidetti, UFSC
    Mestre em Educação Física (UFES). Doutorando em Educação (UFSC).
  • Felipe Quintão de Almeida, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil
    Doutor em Educação (UFSC). Professor da Ufes.
  • Valter Bracht
    Doutor em Filosofia (Universidade de Oldenburg). Professor da Ufes.

Downloads

Publicado

2014-12-17

Edição

Seção

Dossiê Temático