PROBLEMATIZANDO AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: SERIAM O ACESSO À CULTURA E A HUMANIZAÇÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DE BOAS PRÁTICAS EDUCATIVAS?

Autores

  • Marcus Aurelio Taborda de Oliveira UFMG
  • Sérgio Roberto Chaves Junior Professor da UFPR
  • Sidmar Santos Meurer Professor da UFPR

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v8e142014365-384

Palavras-chave:

Educação física, boas práticas educativas, formação de professores.

Resumo

Este artigo apresenta reflexões subsidiadas pelas investigações realizadas em escolas públicas de Curitiba-PR, há pelo menos dez anos, e se inscreve no debate acadêmico acerca do fazer pedagógico da Educação Física no ambiente escolar. Pretende-se contribuir para a identificação das chamadas boas práticas educativas nas aulas de Educação Física, caracterizadas, sobremodo, pelo sentido formativo no acesso à cultura e na humanização das relações sociais. Busca-se compreender como estas práticas se constituem como resultado da interação dos múltiplos aspectos do trabalho pedagógico do professor e a experiência dos sujeitos envolvidos na sua concretização, notadamente educandos e educadores.

Biografia do Autor

  • Marcus Aurelio Taborda de Oliveira, UFMG
    Bolsista do CNPq e da FAPEMIG.

Downloads

Publicado

2014-12-17

Edição

Seção

Dossiê Temático