O LUGAR DO CORPO NOS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE JOVENS NIKKEI

Autores

  • Jaison José Bassani Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil
  • Natalia Takaki

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v8e142014403-426

Palavras-chave:

Identidade, Corpo, Nikkei, Juventude

Resumo

O presente trabalho advém de uma pesquisa realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com nove jovens descentes de japoneses residentes na cidade de Curitiba (PR), que teve como objetivo identificar e analisar o lugar do corpo nos processos de construção identitária de jovens descendentes de japoneses residentes na cidade de Curitiba, participantes ou não de atividades ou instituições relacionadas à cultura oriental. Os resultados revelam: a) que a aparência expressa um suposto perfil de comportamento ou um conjunto de valores percebidos como tipicamente característicos da cultura oriental; b) o corpo nikkei aparece também como desviante, uma vez que os seus padrões não coincidem com os ideais de beleza vigentes na sociedade brasileira, aspecto que promove práticas de preconceito e exclusão, levando-os a buscar nichos protetores e acolhedores em clubes e associações enquanto forma de agregação, mas também a buscar estratégias que os permitam livrar-se das faltas e excessos do corpo.

Biografia do Autor

  • Jaison José Bassani, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil
    Licenciado em Educação Física (2003) e Doutor em Educação (2008) pela Universidade Federal de Santa Catarina. É vice-coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq), onde atua, principalmente, em atividades de pesquisa, extensão e orientação. Atualmente é professor (Adjunto II) do Departamento de Educação Física e dos Programas de Pós-graduação em Educação e Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É editor adjunto da Revista Brasileira de Ciências do Esporte e dos Cadernos de Formação RBCE (Qualis Educação Física/Educação), publicações do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Ainda no âmbito da gestão da pesquisa, destaca-se a atuação como membro de conselho editorial e parecerista ad hoc de vários periódicos no Brasil. Mantém relações acadêmicas com grupos de pesquisa e instituições no Brasil, na Argentina e no Uruguai, por meio de projetos de pesquisa e programas de intercâmbio acadêmico apoiados pelo CNPq, UFSC, Ministério da Educação da República Argentina, Grupo Montevidéu de Universidades Sul-americanas, Universidad Nacional de La Plata (Argentina) e Universidad de La Republica (Uruguai). Tem experiência de pesquisa e ensino nas áreas de Educação e Educação Física, com ênfase em Fundamentos da Educação e da Educação Física (Filosofia e Sociologia), atuando principalmente nos seguintes temas: Corporalidade e processos de escolarização; Filosofia, Contemporaneidade e Educação; Teoria Crítica da Sociedade e Educação; Corpo, Cultura e Sociedade; Esporte e Sociedade; Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física; Currículo e Educação Física; Metodologias de Ensino e Formação de Professores de Educação Física.
  • Natalia Takaki
    Licenciada em Educação Física e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná, Brasil.

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Publicado

2014-12-17

Edição

Seção

Dossiê Temático