MULHER E ESPORTE: PALAVRAS INICIAIS SOBRE OS DESAFIOS AO ENSINO NA ESCOLA

Autores

  • Helena Altmann
  • Simone Cecília Fernandes Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v8e132014126-140

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, História das Mulheres, Esportes, Relações de Gênero.

Resumo

As experiências de meninos e meninas, ao longo da sua infância e período de escolarização, tendem a educar seus corpos, em muitos aspectos, de modos distintos. Este artigo buscou problematizar alguns desafios ao ensino da Educação Física na escola, aprofundando a relação existente entre mulher e esporte. Para isso, foram considerados momentos históricos que situavam meninos e meninas em diferentes campos de pertencimento frente às praticas corporais e esportivas. Considerou-se, também, a experiência de mulheres atletas que, ao longo do século XX, encontrou-se marcada por vários discursos de interdições e proibições que buscavam restringir suas sociabilidades ao âmbito privado da vida. Ao final, após circunscrever a relação entre mulher e esporte em algumas de suas dimensões históricas, sociais e políticas, lançaram-se alguns desafios de ensinar esportes às meninas, considerando a relevância social deste fenômeno em nossa sociedade.

Biografia do Autor

  • Helena Altmann
    Professora da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas e coordena o Grupo de Pesquisa Corpo e Educação.
  • Simone Cecília Fernandes, Universidade Estadual de Campinas

    Simone é professora da Educação Básica na rede municipal em Campinas, SP e estudante de doutorado na Universidade Estadual de Campinas.

     

Downloads

Publicado

2014-06-16