DESAFIOS NO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO CURSO GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA (GDE) NO ESTADO DE SANTA CATARINA

Autores

  • Miriam Pillar Grossi Doutora em Anthropologie Sociale et Culturelle - Universite de Paris V (1988), pós-doutorado no Laboratoire d´Anthropologie Sociale do Collège de France (1996/1998), na University of California-Berkeley e EHESS (2009/2010). Professora Associada do Departamento de Antropologia da UFSC desde 1989. Atua nos Programas de Pós-graduação em Antropologia Social e Interdisciplinar em Ciências Humanas e no curso de graduação em Ciências Sociais da UFSC.
  • Mareli Elaine Graupe Universidade do Planalto Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v8e132014104-125

Palavras-chave:

Formação de educadoras, Gênero, Diversidade e Escola.

Resumo

Este texto objetiva discutir sobre o processo de implementação do curso Gênero e Diversidade na Escola (GDE) no Estado de Santa Catarina e sua implicação na formação continuada de profissionais de educação da rede pública de ensino acerca das temáticas - questões de gênero, sexualidade, relações étnico-raciais e a orientação sexual, bem como refletir sobre possíveis contribuições que este curso pode acrescentar no planejamento pedagógico d@s professor@s. É um estudo qualitativo e quantitativo que foi realizado durante os dois anos de pesquisa de pós-doutorado.  Os resultados apontam que o curso foi importante para a sensibilização d@s professor@s em relação a estas temáticas. Também se constatou que há uma demanda por estratégias de acompanhamento na realização de projetos e atividades que abordam gênero, sexualidade, orientação sexual e relações étnico-raciais no cotidiano escolar envolvendo colegas, alun@s e comunidade escolar.

Biografia do Autor

  • Mareli Elaine Graupe, Universidade do Planalto Catarinense

    Doutora em Educação pela Universidade de Osnabrueck, Alemanha. Pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, UFSC (2011), Pós-doutora em Antropologia Social, UFSC (2012). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, na Universidade do Planalto Catarinense.

Downloads

Publicado

2014-06-16