JOÃO PEDRO

UM SALTO PARA ALÉM DA ESTIGMATIZAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v17e322023410-425

Palavras-chave:

Estigma, Deficiência, Historiografia

Resumo

Este estudo estabelece um diálogo entre a autobiografia de João Pedro, um músico com deficiência, e a teoria histórico-crítica, com o objetivo de compreender e abordar as barreiras atitudinais e seus impactos sociais. Três entrevistas, realizadas entre dezembro de 2021 e junho de 2022, foram gravadas, transcritas e validadas pelo participante. Com base nessas narrativas, identificamos conexões entre os processos de apropriação e objetivação e seu papel nos desenvolvimentos pessoal e profissional de João Pedro. Nossos resultados evidenciam a insuficiência das políticas públicas e ações de reconhecimento e justiça social para romper o ciclo de estigmatização enfrentado pelas pessoas com deficiência. Concluímos que uma verdadeira ruptura desse estigma exige uma abordagem personalizada, levando em consideração as particularidades de cada sujeito, incluindo seus processos de apropriação e objetivação, destacando a necessidade de uma transformação profunda nas atitudes e percepções sociais em relação às pessoas com deficiência.

 

Biografia do Autor

  • Marcus Moraes, UFRGS

    Graduado e licenciado em História pela UFRGS, especialista em Educação Especial e Processos inclusivos pela UFRGS, Mestre em Educação pela UFRGS, Doutorando em Educação pela UFRGS, Professor de História concursado/nomeado na rede municipal de Eldorado do sul/ Rio Grande do Sul. Bolsista CNPq.

  • Carla Karnoppi Vasques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil

    Psicóloga. Doutora em Educação, UFRGS. Professora do PPGEDU-UFRGS. 

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Publicado

2024-01-25

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua