ACCOUNTABILITY, FLEXIBILIZAÇÃO E QUALIDADE TOTAL:
POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS SOB A TRÍADE NEOLIBERAL
DOI:
https://doi.org/10.59306/poiesis.v17e322023391-409Palavras-chave:
Accountability, Flexibilização, Qualidade total, BNCC, Reforma do Ensino MédioResumo
Analisa-se no texto a influência dos conceitos de accountability, flexibilização e qualidade total nas políticas educacionais brasileiras e, principalmente, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na reforma do Ensino Médio. É uma pesquisa bibliográfica e documental, qualitativa, cuja perspectiva teórico-conceitual é o Materialismo Histórico-dialético. Realiza-se uma contextualização sobre a ascensão das políticas neoliberais, da Nova Gestão Pública e do gerencialismo e suas intercorrências sobre as políticas educacionais, destacando as políticas de avaliação em larga escala emanadas a partir de 1990. Verifica-se a presença de setores empresariais na construção e implementação da BNCC e da reforma do Ensino Médio voltando à educação aos interesses corporativos privados. Portanto, essas políticas educacionais expressam o projeto hegemônico da forma social do capital a qual busca-se, novamente, ajustar à educação aos interesses do mercado, sob a lógica da pedagogia flexível e a responsabilização dos seres sociais pelos resultados de sua existência histórica.
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