ACCOUNTABILITY, FLEXIBILIZAÇÃO E QUALIDADE TOTAL:

POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS SOB A TRÍADE NEOLIBERAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v17e322023391-409

Palavras-chave:

Accountability, Flexibilização, Qualidade total, BNCC, Reforma do Ensino Médio

Resumo

Analisa-se no texto a influência dos conceitos de accountability, flexibilização e qualidade total nas políticas educacionais brasileiras e, principalmente, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na reforma do Ensino Médio. É uma pesquisa bibliográfica e documental, qualitativa, cuja perspectiva teórico-conceitual é o Materialismo Histórico-dialético. Realiza-se uma contextualização sobre a ascensão das políticas neoliberais, da Nova Gestão Pública e do gerencialismo e suas intercorrências sobre as políticas educacionais, destacando as políticas de avaliação em larga escala emanadas a partir de 1990. Verifica-se a presença de setores empresariais na construção e implementação da BNCC e da reforma do Ensino Médio voltando à educação aos interesses corporativos privados. Portanto, essas políticas educacionais expressam o projeto hegemônico da forma social do capital a qual busca-se, novamente, ajustar à educação aos interesses do mercado, sob a lógica da pedagogia flexível e a responsabilização dos seres sociais pelos resultados de sua existência histórica.

Biografia do Autor

  • Matheus Felisberto Costa, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

    Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vinculado à linha Trabalho, Educação e Política. Bolsista de doutorado do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (UNIEDU). É mestre em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Possui Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Pedagogia e em História pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Tem especialização em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade de Educação São Luís (FESL), em Administração, Orientação e Supervisão Escolar pela União Brasileira de Faculdades (UniBF), em Supervisão e Orientação Educacional (UniBF), em Ensino Religioso (FESL), em Metodologia de Ensino de Filosofia e Sociologia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI) e em Desenvolvimento Regional pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Participa, desde 2022, como estudante de doutorado do Grupo de Estudos de Política Educacional e Trabalho (GEPETO), vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordenado pelas Professoras Doutoras Rosalba Maria Cardoso Garcia e pela Profa. Dra. Eneida Oto Shiroma. Participa, também, desde 2019, como estudante de doutorado do Núcleo de Estudos sobre Formação Humana (FORMA), vinculado à Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e coordenado pelo Professor Doutor Rafael Rodrigo Mueller. É membro do Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina (OEMESC). Professor efetivo de Sociologia na Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED/SC). Foi bolsista e pesquisador da CAPES e do Laboratório Interdisciplinar de Ensino de Filosofia e Sociologia (LEFIS/UFSC). Tem interesse pelas áreas de Trabalho e Educação, Política Educacional e Sociologia do Trabalho.

  • Rafael Rodrigo Mueller, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

    Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (2010). Atua principalmente nos campos de estudos: Formação Humana na Sociedade do Espetáculo; Formação e Teoria Crítica do Valor; Trabalho, Tecnologia e Educação (TTE) e questões relacionadas ao Ensino Médio (EM). É professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É coordenador do Núcleo de Estudos sobre Formação Núcleo de Estudos sobre Formação (FORMA) (gpforma.net) e membro da rede de pesquisa Crisis y Critica (crisisycritica.wordpress.com). É membro associado da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Traduziu em parceria as obras: 'Marxismo e Antropologia: o conceito de essência humana na filosofia de Marx' (Expressão Popular, 2015) e 'Lorenzo Milani: a Escola de Barbiana e a luta por justiça social' (Edunesc, 2016). Organizou com André Cechinel a obra "Formação Humana na Sociedade do Espetáculo" (Ediunesc; Argos, 2019) e Arte e Literatura na Sociedade do Espetáculo (Pimenta Cultural, 2020). Publicou com André Cechinel o livro "Formação Espetacular!: educação em tempos de Base Nacional Comum Curricular" (Edufba, 2022). Organizou com Domingos Leite Lima Filho a obra "Trabalho, Tecnologia e Atividade" (Lutas Anticapital, 2022). Foi coordenador do eixo Trabalho e Educação no evento regional da ANPED - AnpedSul 2020-2021 e desenvolveu trabalho de consultoria na área de Educação e Trabalho na Proposta Curricular do Território Catarinense para o Ensino Médio (2020). É membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Pedagogia (UNESC). Ex-Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UNESC) (2020-2022).

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Publicado

2023-12-24

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua