O SENTIDO SOCIAL DO TRABALHO DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DISTRITO FEDERAL
DOI:
https://doi.org/10.59306/poiesis.v17e322023337-355Palavras-chave:
Trabalho Docente, Trabalho na Alfabetização, Professor Alfabetizador, Núcleo de SignificaçãoResumo
O presente artigo tematiza o sentido social do trabalho dos professores alfabetizadores, a partir da metodologia dos núcleos de significação em Aguiar; Ozella (2006). Para tanto, realizou entrevistas com professoras alfabetizadoras atuantes em classes do Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) na rede pública de ensino do Distrito Federal, norteadas pelos eixos analíticos do trabalho docente, das especificidades do trabalho de alfabetizar nos anos iniciais do ensino fundamental e das perspectivas teórico-metodológicas da alfabetização e letramento. Os resultados demonstram que, nas falas das professoras participantes da pesquisa, o trabalho docente realizado em turmas de alfabetização apresenta elementos que, ao atuarem nas mediações dessa ação docente, geram nas professoras percepções de como o seu trabalho é reconhecido, ou não reconhecido, valorizado ou desvalorizado, apoiado e cobrado na totalidade social na qual se constitui como prática social.
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