O SENTIDO SOCIAL DO TRABALHO DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DISTRITO FEDERAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v17e322023337-355

Palavras-chave:

Trabalho Docente, Trabalho na Alfabetização, Professor Alfabetizador, Núcleo de Significação

Resumo

O presente artigo tematiza o sentido social do trabalho dos professores alfabetizadores, a partir da metodologia dos núcleos de significação em Aguiar; Ozella (2006). Para tanto, realizou entrevistas com professoras alfabetizadoras atuantes em classes do Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) na rede pública de ensino do Distrito Federal, norteadas pelos eixos analíticos do trabalho docente, das especificidades do trabalho de alfabetizar nos anos iniciais do ensino fundamental e das perspectivas teórico-metodológicas da alfabetização e letramento. Os resultados demonstram que, nas falas das professoras participantes da pesquisa, o trabalho docente realizado em turmas de alfabetização apresenta elementos que, ao atuarem nas mediações dessa ação docente, geram nas professoras percepções de como o seu trabalho é reconhecido, ou não reconhecido, valorizado ou desvalorizado, apoiado e cobrado na totalidade social na qual se constitui como prática social.

Biografia do Autor

  • Diego Camara de Lima, Secretaria de Educação do Distrito Federal- SEEDF

    DIEGO CAMARA DE LIMA. Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Professor da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Membro do GEPFAPe - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos (UnB). Orcid iD: https://orcid.org/0000-0003-1706-3844. E-mail: <[email protected]>.

  • Shirleide Pereira da Silva Cruz, Universidade de Brasília - UnB

    SHIRLEIDE PEREIRA DA SIVA CRUZ. Doutora em educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora adjunta da Faculdade de Educação, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB). Coordenadora do GEPFAPe - Grupo de Estudo e Pesquisa sobre atuação e formação do professor/Pedagogo (UnB). Formadora do Centro de Estudos em Educação e Linguagem da UFPE. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-4639-8400. E-mail: <[email protected]>.

Downloads

Publicado

2023-12-24