PENSAMENTO CRÍTICO E EDUCAÇÃO EM QUÍMICA: O PANORAMA DE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v17eEspecial20238-34

Palavras-chave:

Pesquisa Bibliográfica, Pensamento Crítico, Educação em Química

Resumo

O trabalho aqui descrito analisa o panorama das produções brasileiras com articulação entre Educação em Química e o Pensamento Crítico (PC), caracterizando-as, em aspectos teóricos e metodológicos, após identificação das áreas expressas pelas investigações. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa bibliográfica, a qual se deu por meio do levantamento de trabalhos no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). As análises apontam uma crescente de trabalhos relacionados ao escopo investigado, que empreendem seus estudos em diversos contextos. Assim, esta pesquisa pode auxiliar em possíveis investigações, ao evidenciar resultados, desafios e futuras propostas descritas pelas investigações analisadas, auxiliando no tecer panorâmico sobre o PC na Educação em Química.

Biografia do Autor

  • Bruna Marques Duarte, UEM

    Doutoranda, Universidade Estadual de Maringá  (UEM); Brasil, Educação para Ciência e Matemática.

  • Neide Maria Michellan Kiouranis, UEM

    Pós-doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade de Aveiro - (UA/PT).  Atua no  Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM/UEM, Brasil. Coordena o Grupo de Pesquisa em Formação de Professores e Pensamento Crítico

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Publicado

2023-12-31