CONSTITUIÇÃO DO CICLO DE SEMINÁRIOS ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19:

UMA AÇÃO PROPOSTA PELO ALFAREDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v17e322023374-390

Palavras-chave:

ALFAREDE; Alfabetização; Ensino Remoto; Ciclo de Seminários; Entrevista.

Resumo

Trata-se de uma entrevista com a Profª Dra Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo, da Universidade Federal de São João del-Rei (MG), realizada em 2022 e que versou acerca do Ciclo de Seminários Alfabetização em Tempos de Pandemia da Covid-19. Na entrevista, a professora narra a constituição do ALFAREDE e ressalta a importância da ação do Ciclo de Seminários para acompanhar o cenário da alfabetização durante a pandemia. O evento, transmitido online no ano de 2021, teve periodicidade mensal e contou com a participação de alfabetizadoras, as quais socializaram suas práticas pedagógicas, os desafios e as estratégias encontradas para dar continuidade ao processo de alfabetização das crianças durante o ensino remoto. Destarte, a professora apresenta as demais ações do coletivo e resultados da pesquisa nacional, reforçando a importância do ALFAREDE em tempos de tantos retrocessos no campo da alfabetização.

Biografia do Autor

  • Caroline Braga Michel, Universidade Federal do Rio Grande

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atualmente é professora adjunta vinculada ao Instituto de Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). É vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Pedagogias e Sociedade (GEEPES) e integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento (GEALI).

  • Juliane de Oliveira Alves Silveira, Universidade Federal do Rio Grande

    Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente realiza pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora da Rede Municipal de Ensino de Rio Grande. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento (GEALI/FURG) e do Laboratório de Alfabetização e Práticas de Incentivo à Leitura (LAPIL/FURG)

Downloads

Publicado

2023-12-24