NOVO ENSINO MÉDIO E O PENSAMENTO CRÍTICO:
DA FOTOGRAFIA À CENA DE UM FILME
DOI:
https://doi.org/10.59306/poiesis.v17eEspecial202378-98Palavras-chave:
Reforma do Ensino Médio; Base Nacional Comum Curricular; Educação Química; Formação de Professores; Pensamento Crítico.Resumo
Estamos imersos em um cenário complexo e multifacetado, em que as (de)formas curriculares têm possibilitado a emersão de algumas intencionalidades que ficaram submersas por determinado interstício temporal, em especial quando consideramos o imposto pela Lei do NEM. Diante desse contexto, tencionou-se tecer um exercício compreensivo acerca do fenômeno do NEM, com foco nas condições de possibilidade de aproximação/distanciamento para com os referenciais teórico/metodológicos do PC. Desse movimento emergiram seis fotografias: Alterações na LDB; Ferramenta para implementação da BNCC; Aumento da carga horária; Itinerários (de)formativos; Notório Saber; Ensino Profissional. Das fotografias explicitadas esboça-se a cena de um filme em que o normativo supracitado constitui-se por um conjunto de pressupostos teórico/metodológicos anacrônicos/nefastos que potencializam as lacunas entre o público e o privado, além de depauperar a potência de transformação social da Educação. Nesse ínterim, a elaboração de estratégias promotoras do PC delineia-se como uma potente opção para recontextualizar a reforma imposta.
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