LEITURA LITERÁRIA NA PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.59306/poiesis.v17e322023285-300Palavras-chave:
Leitura literária, Alfabetização, Teoria histórico-cultural, Humanização, Conteúdo e formaResumo
A temática da alfabetização é marcada por disputas de visões de mundo. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo discorrer sobre a importância da leitura literária no processo de alfabetização, a partir dos pressupostos da teoria histórico-cultural. Assim, questiona-se: quais são as principais implicações da leitura literária para o processo de alfabetização, tendo como premissa os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com tratamento qualitativo dos dados e abordagem crítico-dialética, utilizando as categorias marxistas ‘conteúdo’ e ‘forma’. Embora incipientes, os resultados apontam para a possibilidade de redimensionar o processo de alfabetização a partir da leitura literária, na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural. Uma abordagem que vai além da perspectiva didático-instrumental, um processo com foco na formação do sujeito leitor.
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