LEITURA LITERÁRIA NA PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v17e322023285-300

Palavras-chave:

Leitura literária, Alfabetização, Teoria histórico-cultural, Humanização, Conteúdo e forma

Resumo

A temática da alfabetização é marcada por disputas de visões de mundo. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo discorrer sobre a importância da leitura literária no processo de alfabetização, a partir dos pressupostos da teoria histórico-cultural. Assim, questiona-se: quais são as principais implicações da leitura literária para o processo de alfabetização, tendo como premissa os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com tratamento qualitativo dos dados e abordagem crítico-dialética, utilizando as categorias marxistas ‘conteúdo’ e ‘forma’. Embora incipientes, os resultados apontam para a possibilidade de redimensionar o processo de alfabetização a partir da leitura literária, na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural. Uma abordagem que vai além da perspectiva didático-instrumental, um processo com foco na formação do sujeito leitor.

Biografia do Autor

  • Luiz Gustavo Tiroli, Universidade Estadual de Londrina

    Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (PPEdu-UEL). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (PPEdu-UEL). Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bacharel em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL). Licenciando em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Tem foco investigativo centrado nas áreas do Direito e da Educação, com ênfase em Educação em Direitos Humanos, Ensino Jurídico, Formação de Professores, Currículo e Educação Literária. Endereço eletrônico: [email protected]. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4012511514272072. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7912-8319.

  • Nathalia Martins Beleze, Universidade Estadual de Londrina

    Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (PPEdu-UEL). Professora colaborador da Universidade Estadual de Londrina. Professora da Educação Básica do Munícipio de Londrina. Endereço eletrônico institucional: [email protected].  Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4931891227782492. ORCID: 0000-0002-7203-5005.

  • Adriana Regina de Jesus Santos, Universidade Estadual de Londrina

    Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (PPEdu-UEL). Líder do grupo estudo e pesquisa cadastrado no CNPq: Currículo, Formação e Trabalho Docente. Endereço eletrônico institucional: [email protected].  Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3324193224582884. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7912-8319.

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Publicado

2023-12-24