PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
ANÁLISE DO PROJETO PÉ NA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE SALVADOR-BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.59306/poiesis.v17e312023139-157Palavras-chave:
Privatização; Gestão da Educação; Educação Infantil; Fundo público.Resumo
Este trabalho aborda a privatização da Educação Infantil (EI) com o uso de recursos do fundo público. Analisar o Projeto (ANÔNIMO) implantado no município de (ANÔNIMO), no ano de 2018, sob a justificativa, do poder executivo, de ampliar as matrículas na Educação Infantil. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa que, para este artigo, fez uma análise documental dos editais de credenciamento do projeto supracitado. Os resultados apontam que os valores destinados às instituições privadas para o atendimento de crianças de 2 a 5 anos têm aumentado a cada ano, e que as informações sobre a qualidade da educação ofertada pelas instituições conveniadas são pouco conhecidas. Conclui que a ampliação da oferta de vagas da Educação Infantil com o fundo público em instituições privadas é resultante da aplicação de princípios neoliberais no campo da educação, uma ameaça à educação pública, e traz dificuldades para o controle social da qualidade da educação.
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