PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

ANÁLISE DO PROJETO PÉ NA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE SALVADOR-BAHIA

Autores

  • Marlene Oliveira dos Santos Universidade Federal da Bahia
  • Rosilene Guimarães dos Santos Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v17e312023139-157

Palavras-chave:

Privatização; Gestão da Educação; Educação Infantil; Fundo público.

Resumo

Este trabalho aborda a privatização da Educação Infantil (EI) com o uso de recursos do fundo público. Analisar o Projeto (ANÔNIMO) implantado no município de (ANÔNIMO), no ano de 2018, sob a justificativa, do poder executivo, de ampliar as matrículas na Educação Infantil. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa que, para este artigo, fez uma análise documental dos editais de credenciamento do projeto supracitado. Os resultados apontam que os valores destinados às instituições privadas para o atendimento de crianças de 2 a 5 anos têm aumentado a cada ano, e que as informações sobre a qualidade da educação ofertada pelas instituições conveniadas são pouco conhecidas. Conclui que a ampliação da oferta de vagas da Educação Infantil com o fundo público em instituições privadas é resultante da aplicação de princípios neoliberais no campo da educação, uma ameaça à educação pública, e traz dificuldades para o controle social da qualidade da educação.

Biografia do Autor

  • Rosilene Guimarães dos Santos , Universidade Federal da Bahia

    Bolsista PIBIC-FAPESB-UFBA. Estudante de Pedagogia. Integrante do Grupo de estudos e Pesquisas em Educação Infantil, Crianças e Infâncias - GEPEICI.

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Publicado

2023-06-30 — Atualizado em 2023-07-11

Edição

Seção

Artigos