A REFLEXÃO ESCRITA NOS DIÁRIOS PROFISSIONAIS DE PROFESSORES

UM PROJETO DE INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO NO MOVIMENTO DA ESCOLA MODERNA PORTUGUÊS

Autores

  • Luís Mestre Escola Superior de Educação de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v17e31202373-96

Palavras-chave:

Reflexão escrita; Diários profissionais; Professores investigadores da prática; Investigação-formação; Movimento da Escola Moderna.

Resumo

No âmbito de um estudo que visa compreender como a organização de um projeto de investigação-formação que dava ênfase à escrita profissional, dentro de uma comunidade de prática já constituída, o Movimento da Escola Moderna Português, contribuiu para o desenvolvimento profissional de seis professores do 1º CEB, apresentamos neste artigo os tipos de reflexão escrita que foram mobilizados nos nove diários profissionais produzidos. Tendo como referência alguns modelos de análise da reflexão escrita, realizou-se uma análise de conteúdo aos diários, definindo-se três categorias de análise: 1ª Escrita descritiva; 2ª Reflexão de casos da prática; 3ª Reflexão teorizadora. Os dados revelam que a reflexão de casos da prática foi a categoria de análise com mais unidades de registo, o que se compreende dado o projeto em causa ter refletido as características de uma investigação da prática, em que se melhorou a mesma e se produziu e divulgou conhecimento.

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Publicado

2023-06-30

Edição

Seção

Artigos