ESTUDO DE AULA: UMA FORMAÇÃO NO CONTEXTO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO E DOS SABERES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v17e31202315-37

Palavras-chave:

Estudo de aula, Competências Docentes, Saberes docentes, Conhecimentos Pedagógicos de Conteúdo

Resumo

O objetivo deste ensaio foi analisar a metodologia Estudo de Aula (EA) e como ela contribui no desenvolvimento profissional do professor, com o conhecimento pedagógico do conteúdo (do inglês “Pedagogical Content Knowledge”, PCK) e nos saberes, em situações de ensino e aprendizagem. O artigo aborda a questão: Como o PCK e o EA auxiliam no processo de desenvolvimento profissional? Realizou-se uma revisão da literatura, na modalidade definida como revisão integrativa, porque a proposta é responder, de modo planejado, a uma pergunta específica. A análise mostra a possibilidade de transportar o EA para uma capacitação e sugere-se como reflexão, a oportunidade de os professores refletirem sobre seus conhecimentos, e se defrontem com diferentes dilemas pedagógicos e situações-problema de ensino e aprendizagem. Aventa-se que tal capacitação fomenta a construção do PCK e, auxilia os professores na utilização de metodologias ativas de ensino com foco na aprendizagem dos alunos.

Biografia do Autor

  • Elcio Schuhmacher, Universidade Regional de Blumenau - FURB

    Prof. Dr. Elcio Schuhmacher trabalha no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Regional de Blumenau - SC. Coordenador do Grupo de Estudo em Tecnologia Educacional - GETEC-EDU/ FURB.

  • Mayra Elaine Milke Cipriani, Universidade Regional de Blumenau - FURB

    Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais e MAtemática. Desenvolve o trabalho no Grupo de Estudo em Tecnologia Educacional - GETEC - EDU. Trabalha com formação de professores usando da metdologia do Estudo de Aula.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Edição

Seção

Artigos