O ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA

UM ESTUDO NO IFTM, CAMPUS UBERLÂNDIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v17e31202338-55

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Atuação Docente, IFTM

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre os desafios, as dificuldades e as alternativas para ministrar aulas no contexto da Pandemia da Covid-19. O lócus da pesquisa foi o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Campus Uberlândia, de forma específica nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. Como metodologia recorreu à pesquisa qualitativa. Foram entrevistados(as) seis professores(as) que atuaram, no Ensino Médio, no contexto do ensino remoto. A investigação revelou as inúmeras dificuldades vivenciadas pelos(as) docentes e as alternativas possíveis que foram realizadas. O estudo também evidenciou a desigualdade de oportunidades no acesso ao ensino, pois muitos(as) estudantes não tinham internet de qualidade e/ou aparelhos digitais para acompanhar as aulas. Esse fato revela sinais dos grandes desafios que a Educação enfrentará no período pós-pandemia.

Biografia do Autor

  • Astrogildo Fernandes da Silva Júnior, Universidade Federal de Uberlândia

    Professor Associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, MG. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFU) e no Profhistória (UFU).

  • Paula Adriana Vieira da Cunha, Sesi Minas

    Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Pedagoga na Instituição Sesi Minas na cidade de Uberlândia, MG.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Edição

Seção

Artigos