LA ESCOLARIZACIÓN DE PERSONAS CON DISCAPACIDAD Y NECESIDADES ESPECIALES EN BRASIL:

SEGREGACIÓN Y CAPACITISMO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v16e302022323-341

Palabras clave:

Escolarización, Inclusión, Educación Especial, Segregación, Capacitismo

Resumen

Este artículo analiza la relación entre la larga historia de segregación a la que fueron sometidas las personas con discapacidad durante sus procesos de escolarización en Brasil y la Educación Especial, a partir de un estudio de caso en Ouro Preto/MG. En este análisis, verificamos los documentos legales y las políticas públicas, además de los datos de matriculación obtenidos en el Censo da Educação Básica entre 2007 y 2020, lo que permitió constatar que la actuación de la APAE en la atención a los alumnos con discapacidad sigue siendo hegemónica, a pesar de las transformaciones paradigmáticas ocurridas en Brasil y del aumento de las matriculaciones en otras redes educativas. Según los datos del IBGE de 2010 (revisados en 2018), el 6,7% de la población tiene algún tipo de discapacidad. Hay unos 14 millones de brasileños, un número importante, pero no es difícil encontrar discursos y actitudes que refuerzan la exclusión de las personas con discapacidad, reafirmando actitudes capacitadoras.

Biografía del autor/a

  • Cintia Marques de Queiroz Oliveira, Universidade Federal de Ouro Preto

    Possui  graduação em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2008) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2022) na linha de pesquisa Desigualdades, Diversidades, Diferenças e Práticas Educativas Inclusivas - (DsPEI). Tem experiência na área de Geografia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura e simbolismo, educação, escolarização da pessoa com deficiência, ensino especial, meio ambiente e ensino de geografia. Atualmente é docente da rede particular de ensino do município de Mariana, MG. 

  • Margareth Diniz, Universidade Federal de Ouro Preto

    Graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Psicanalista, Professora Associada I de Psicologia da UFOP, Coordenadora do Observatório de Pesquisa Educacional CAPES/FAPEMIG e Líder do Grupo de pesquisa Caleidoscópio/ UFOP/CNPQ. Coordenadora do Programa de Pesquisa/extensão Caleidoscópio. Participa dos grupos de pesquisa sobre formação e condição docente - PRODOC - UFMG e do Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância. (LEPSI-MG). Integra a Rede Internacional de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Política - RIPPEP - UFRGS e é uma das coordenadoras da RUEPSY- Rede Universitária Internacional de Estudos em Psicanálise e Educação. Participa da Associação Nacional de Pós-Graduação de Pesquisa em Educação (ANPEd) no GT 8 ? Formação docente. Integra o Programa de Pós-graduação - Mestrado e Doutorado em Educação - UFOP e o Programa de Pós-graduação em Direito - Mestrado - UFOP. Pesquisa temas do campo Psicanálise-Educação, especialmente relacionados à subjetividade, à inclusão de pessoas com necessidades específicas, à diversidade de gênero e sexualidade e à diferença. Busca interrogar a formação docente e as práticas educativas inclusivas a partir da subjetividade do/a pesquisador/a, do/a formador/a e do/a docente, utilizando o método clínico, a conversação e o cinema como dispositivos de formação. Considerando a educação como campo relacional, investiga a relação educativa professor/a - aluno/a, o adoecimento e o mal-estar docente, especialmente de mulheres-professoras. Investiga a relação com o saber, com o conhecimento e com a diferença em crianças, adolescentes e docentes. Concluiu o Pós-doutorado na PUC-MG em 2017, com o tema "Educação Inclusiva: Perspectivas e desafios da política inclusiva em MG", sob supervisão de Amaury Carlos Ferreira e concluiu o pós-doutorado vinculado à Faculdade de Educação - UFMG, por meio do edital PNPD - CAPES 2018-2019, com o tema "Princípios e dispositivos teórico-metodológicos para a formação docente e subjetividade", sob supervisão de Marcelo Ricardo Pereira. Integra a pesquisa internacional "Atenção a sujeitos com problemáticas sociais: ação educativa, intervenção clínica e trabalho social - Brasil, França e Argentina, por meio da Rede Universitária Internacional de Pesquisa em Psicanálise e Educação - RUEPSY. 

Publicado

2022-12-19

Número

Sección

Dossiê Temático