O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O PROBLEMA DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR E AS CONTRIBUIÇÕES DE LEE SHULMAN E DE V. V. DAVYDOV

Autores

  • Valdivina Alves Ferreira Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) SEDUC GO
  • Raquel Aparecida Marra da Madeira Freitas Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás)

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v8e142014535-552

Palavras-chave:

Formação de professores, Ensino de matemática, Ensino desenvolvimental

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar uma discussão crítica acerca da formação do professor que ensina matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Inicia-se pelo delineamento do problema das dificuldades de ensino e de aprendizagem de matemática, recorrentes nas pesquisas e nos discursos acadêmicos, destacando como um dos fatores a formação dos professores. Em seguida apresentam-se as contribuições de dois teóricos distintos, Lee Shulman e V. V Davydov, para o enfrentamento deste problema. Conclui-se que afirmando que as contribuições de V. V. Davydov são mais efetivas e que sua proposta poderia ser melhor utilizada para fazer avançar a qualidade da educação matemática, sendo necessária sua introdução desde a formação inicial de professores.

Biografia do Autor

  • Valdivina Alves Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) SEDUC GO
    Doutora em Educação (PUC GO), Mestre em Educação pela UFMS; Especialista em Planejamento Educacional, Métodos e Técnicas de Ensino, Ciência da Computação, Administração e Supervisão Escolar; Graduada em Pedagogia Licenciatura Plena pela FESURV. Tem experiência na Coordenação e Docência Superior e em Cursos de Pós-Graduação. Professora efetiva da Secretaria de Estado da Educação de Goiás com experiência como Professora Formadora e Articuladora Pedagógica do Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil, no Núcleo de Tecnologia Educacional de Rio Verde GO. Autora da obra: Projetos Temáticos e Recursos da INFORMÁTICA: uma proposta para viabilizar a reflexão da prática pedagógica. Atuando nos seguintes temas: orientação metodológica, orientação didática, projetos colaborativos, informática educativa, gestão de pessoas. Avaliadora Institucional do INEP/MEC.
  • Raquel Aparecida Marra da Madeira Freitas, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás)
    Graduação enfermagem - Instituição UFG - ano 1985
    Mestrado em Educação - Instituição UFG - ano 1997
    Doutorado em Educação - Instituição UNESP (Campus Marilia) - ano 2003. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC-Goiás

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Publicado

2014-12-17

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua