OS LIMITES DO COTIDIANO NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA A FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS

Autores

  • Ingrid Thais Catanante Universidade de São Paulo/ Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Elaine Sampaio Araujo Uni

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v8e0201445-63

Palavras-chave:

Cotidiano, Ensino de Matemática, Perspectiva Histórico-Cultural

Resumo

Este artigo busca apresentar as formas pelas quais o cotidiano é ressaltado na área da matemática nos primeiros anos da escolarização básica, a partir de dois documentos que se configuram como principais referências de orientação curricular nas escolas brasileiras: Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (BRASIL, 1997) e Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (BRASIL, 1998). A valorização do cotidiano no ambiente escolar traz reflexões acerca dos limites de um conhecimento na dimensão prático-utilitária para a apreensão dos conceitos matemáticos elaborados em sua máxima potencialidade lógico-histórica. Nossas análises indicam a necessidade de recuperarmos a dimensão instrutiva da escola, consolidando assim, uma proposta de educação matemática fundamentada na perspectiva histórico-cultural.

Biografia do Autor

  • Ingrid Thais Catanante, Universidade de São Paulo/ Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto
    Mestre em Educação pela Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras, Brasil(2013), Professora de Educação Básica da Prefeitura Municipal de Sertaozinho , Brasil.
  • Elaine Sampaio Araujo, Uni
    Universidade de São Paulo/ Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto

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Publicado

2014-03-20