ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO COMPUTACIONAL

Autores

  • Uaiana e Silva Prates Universidade Federal de São Carlos
  • Maria do Carmo de Sousa Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v8e02014136-156

Palavras-chave:

Atividade Orientadora de Ensino, Jogo Computacional, Contribuições.

Resumo

A partir do desenvolvimento de uma pesquisa de cunho colaborativo, que envolveu a construção de um jogo computacional sobre área e perímetro e contou com as participações da professora e estudantes do sexto ano da Educação Básica, de uma escola publica, tem-se, neste artigo o objetivo de apresentar e discutir as contribuições da Atividade Orientadora de Ensino (AOE) enquanto mediação do processo de construção do jogo. As elaborações dos estudantes mostram que pode-se observar a presença de aspectos sociais e históricos na construção do conhecimento matemático na medida em que se convida os sujeitos a interagirem-se, os quais, compartilham significados. Além disso, a interação revela alguns inesperados relativos à construção e a maneira que os estudantes produzem significados aos conteúdos considerados úteis no processo de entendimento dos conceitos matemáticos.

Biografia do Autor

  • Uaiana e Silva Prates, Universidade Federal de São Carlos
    Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, Brasil(2011). Tutora Virtual da Universidade Aberta do Brasil , Brasil.
  • Maria do Carmo de Sousa, Universidade Federal de São Carlos
    Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil(2004),
    Professora adjunta na UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos, Coordena o Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Downloads

Publicado

2014-03-20