UMA PRÁXIS PEDAGÓGICA ANTIRRACISTA

SOB LUZ, O PROJETO ALMA AFRICANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v16e292022220-238

Palavras-chave:

Projeto Alma Africana, Educação para as Relações Étnico-Raciais, Currículo, Decolonialidade

Resumo

Esta escrita transita pela “leitura de experiência feita” e da palavra movida e movente do Projeto Alma Africana: reconhecendo as diferenças, assegurando a inclusão, o qual nasceu em 2010, embalado pela Lei n.º 10.639/2003 e pela Resolução CNE/CP n.º 01/2004. Entretanto, por desenvolver-se em uma unidade de ensino fronteiriça à Comunidade Remanescente de Quilombo Maloca, o Alma Africana, por força de lei (e ancestral), atenta-se também à Resolução CNE/CEB n.º 8/2012. Esta produção textual, portanto, objetiva apresentar e refletir sobre uma experiência pedagógica bem-sucedida e, de certo modo, longeva, “esperançando” provocar e encetar outros fazeres “dodiscentes” engajados com a construção de um currículo antirracista. Nossa expectativa é participar da luta voltada para a construção de uma escola outra, de uma sociedade outra, de um mundo outro, nos quais toda e qualquer forma de exclusão será uma mácula vergonhosa.

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Publicado

2022-07-05

Edição

Seção

Dossiê Temático